Conselho Pastoral Diocesano sugere espiritualidade mariana mais profunda

Sob a presidência de D. António Marto, reuniu-se no passado sábado, dia 17, o Conselho Pastoral Diocesano. Na avaliação do presente ano pastoral, foram destacadas as múltiplas iniciativas de promoção da família em ato por toda a Diocese, como as mencionadas pelo PRESENTE, na sua edição passada, relativas aos encontros vicariais.

O Conselho foi solicitado a contribuir para o projeto pastoral diocesano do próximo biénio (2015-2017), em que a Diocese se vai inserir na preparação e celebração do centenário das Aparições de Fátima. D. António Marto apresentou as linhas gerais da proposta de projeto, salientando que as aparições e a mensagem Fátima são portadoras de um carisma especial para a Diocese, que esta precisa de conhecer, viver em maior profundidade e difundir. Assim, a temática será mariana, em ordem a aprofundar o conhecimento da figura e do papel da Virgem Maria na tradição e na vida cristã para avivar a relação pessoal e comunitária com ela. Em Maria e nas suas aparições em Fátima, afirmou, encontramos ajudas e estímulo para o crescimento na vida cristã e um modelo de evangelização através da proximidade, da ternura, da misericórdia, da santidade e da construção da paz.

Refletindo sobre a proposta, os conselheiros fizeram várias sugestões relativas à catequese, incluindo a de adultos, à espiritualidade e à devoção marianas e também às expressões culturais, não deixando de fazer notar a necessidade de se tomarem iniciativas no sentido caritativo e social para ajudar as pessoas carenciadas não apenas ao nível material mas também noutros domínios.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente