O Bispo diocesano, cardeal D. António Marto, presidiu à reunião do Conselho Pastoral Diocesano, no passado sábado, dia 7 de julho, no Seminário de Leiria. A avaliação do presente ano pastoral e a preparação do próximo biénio, dedicado aos jovens, foram os temas em agenda.
Os conselheiros avaliaram muito positivamente o presente ano pastoral dedicado à celebração do Centenário da Restauração da Diocese. Entre as várias atividades que contribuíram para atingir os objetivos do ano, foram mencionadas especialmente a “Festa da Fé”, as peregrinações vicariais à Sé e as semanas da Diocese em muitas paróquias. “A Festa da Fé deu sinal de uma Igreja viva e as pessoas ficaram com outra consciência da sua pertença à Igreja diocesana”, sublinhou um dos conselheiros.
No trabalho de preparação para o próximo biénio pastoral (2018-2020), sobre “Os jovens, a fé e a vocação”, os conselheiros apontaram a necessidade de ouvir mais os jovens, incluí-los nas dinâmicas paroquiais e apoiar os seus grupos, movimentos e iniciativas. Foi sugerido que nas paróquias se vá ao encontro dos líderes e animadores naturais nas áreas desportiva, musical, cultural, voluntariado ou outras, para procurar juntos alguns modos de cooperação nas atividades com os jovens. Foi também apontado o exemplo de um grupo de jovens paroquial que tem sabido cativar e acolher os mais novos para se inserirem nele e assim darem continuidade aos seus projetos.
No final da sessão, D. António Marto sublinhou a riqueza da reflexão que nela se fez e agradeceu o contributo de todos.
P. Jorge Guarda