No passado sábado, dia 9 de novembro, realizou-se o Conselho Nacional da Pastoral Familiar, na Casa dos Silenciosos Operários da Cruz, em Fátima.
Estiveram presentes vários secretariados diocesanos e movimentos do nosso país, incluindo os Açores. A diocese de Leiria-Fátima esteve representada pelos casais Ana + Nuno e São + Paulo.
O padre José Miguel Cardoso, que se encontra atualmente a trabalhar no Vaticano com o cardeal D. José Tolentino de Mendonça, esteve no Conselho Nacional para nos apresentar o texto esboço preparado para a Conferência Episcopal, com o tema Família – quarta obra da criação. Como o próprio referiu: “Este texto pretende ser uma ponte. Portanto, nem é um indício doutrinal nem um fim pastoral. Ele pretende somente expor alguns horizontes de como a exortação apostólica pós-sinodal sobre a família, Amoris Laetitia (indício doutrinal), se pode tornar mais concretizável no contexto da realidade portuguesa (fim pastoral)”.
No seguimento da apresentação do texto por parte do padre José Miguel, reunimo-nos em grupos no sentido de refletir e discernir sobre o seu conteúdo, incidindo particularmente na partilha concreta de vivências efetivas das nossas realidades, tendo por base os quatro verbos pastorais: acolher – formar – celebrar – acompanhar.
Após o almoço, foram apresentados os resultados dos trabalhos de grupo, que serão tidos em devida conta, com vista ao enriquecimento do documento, para, depois de finalizado, poder ser partilhado com todos. A colaboração ativa dos participantes deste Conselho pretende conferir-lhe o caráter sinodal que o nosso Santo Padre tanto nos tem pedido.
Terminámos com a missa de envio e com o anúncio de que, em fevereiro de 2025, haverá as Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar.