Conselho Diocesano da Família faz balanço e projeção

Cerca de 30 pessoas participaram, no passado dia 4 de abril, no Conselho Diocesano da Família, representando as equipas de pastoral familiar de algumas vigararias e paróquias, o Serviço de Animação Vocacional, os Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM), as Equipas de Nossa Senhora (ENS) e o Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

Este conselho reúne duas vezes por ano e é aberto a todos os que de alguma forma desenvolvem trabalho na área da pastoral familiar nas paróquias, vigararias e movimentos, desde as mais diversas equipas aos párocos. Segundo o padre José Augusto Rodrigues, diretor do Departamento de Pastoral Familiar da diocese de Leiria-Fátima, “é uma ocasião de apresentação de novos projetos da Diocese para a família e de recolha de sugestões e ideias para melhorar estas ações”. É também no âmbito deste encontro que se faz “a discussão e acerto de detalhes das atividades diocesanas da família realizadas regularmente, por exemplo o Dia da Família e Celebração dos Jubileus”.

Neste caso, como refere aquele responsável em nota enviada ao PRESENTE, foram especialmente debatidos três dos próximos projetos diocesanos.

O primeiro é a divulgação do folheto “O meu batismo”, que “tem vindo a ser desenvolvido com o intuito de convidar em primeiro lugar as crianças, mas também todos os outros batizados, a celebrar o aniversário do seu batismo com um entusiasmo igual àquele com que celebramos o nosso outro nascimento”.

O segundo será a celebração dos jubileus vocacionais, no próximo dia 21 de junho, no Centro Paulo VI, em Fátima, com a presença do Bispo diocesano, D. António Marto. Como usual, o convite é aberto a todos os que completam em 2014 os 25, 40 e 60 anos da sua vocação matrimonial, sacerdotal ou de vida religiosa.

Finalmente, foi apresentado o encerramento diocesano de atividades da família, a ter lugar na paróquia do Souto da Carpalhosa, no dia 29 de junho. Trata-se de um encontro festivo de encerramento do ano pastoral, organizado conjuntamente pelas equipas de pastoral familiar, pelas ENS e pelos CPM, “com o objetivo de fazer uma festa maior e de otimizar recursos e calendário, diminuindo o número de encontros que habitualmente se multiplicam nesta altura do ano”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.