Os confrades Laurinda Francisco, presidente da direção, e Rui Gaspar, vice-presidente, estiveram presentes na assembleia geral ordinária da SSVP Portugal, realizada na sua sede em Lisboa, no dia 15 do passado mês de março.
Estiveram também presentes a direção nacional, os presidentes da assembleia geral e do conselho fiscal, bem como os representantes dos conselhos centrais das várias dioceses do país.
Como acontece em todos os encontros da família vicentina, a assembleia geral iniciou-se com a leitura da Regra e as respetivas orações.
Seguiu-se a meditação, conduzida pelo diretor espiritual, padre Luciano.
No primeiro ano de atividade da direção, foram aprovados por unanimidade o relatório e contas da sociedade e apresentados os relatórios sobre a comunicação, formação, ligações internas e externas e divulgação.
Seguiu-se a intervenção dos 20 conselhos centrais: Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja, Algarve, Funchal e Terceira (Açores).
Os assuntos debatidos são comuns a todos os conselhos.
Antes do final da sessão, foi feito um apelo à participação na peregrinação nacional a Fátima, nos dias 12 e 13 do corrente mês, assim como à formação que decorrerá nos dias 24 e 25 de maio, também em Fátima.
Foi um dia de alegria, de encontro e partilha do serviço vicentino, de união num projeto de renovação para a Sociedade de São Vicente de Paulo em Portugal, em espírito de amizade e fraternidade.
Um bem-haja a todos os vicentinos por todo o bem que fazem aos irmãos em situação de fragilidade, por todo o país!