Os representantes do Conselho Central da nossa Diocese, Laurinda Francisco e Virgílio Gordo, respetivamente presidente e vice-presidente do mesmo, estiveram presentes na assembleia geral ordinária da Associação SSVP – P – Sociedade de S. Vicente de Paulo Portugal. A reunião decorreu no dia 22 de novembro, na “Casa Ozanam”, em S. João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira.
A mesa foi presidida por Luís Silva, acompanhado pela secretária, Adelina Almeida, pela presidente da direção, Fernanda Capitão, e pelo conselheiro espiritual, padre José Alves. As orações iniciais foram conduzidas pelo presidente da mesa e a meditação pelo conselheiro espiritual. A mesa da direção encontrava-se composta pelas três vice-presidentes: Mariana Barriga (Conselho Central do Porto), responsável pelos jovens até aos 35 anos; Teresa Carvalho (Braga), responsável pela Comunicação; e Lisete Oliveira, responsável pela Formação.
O tema escolhido pelo padre José Alves foi “O cuidado da Igreja pelos Pobres e com os Pobres”, cuja celebração decorreu no dia 16 de novembro. O orador recordou o magistério da Igreja sobre a caridade, evocando ainda o exemplo de Francisco de Assis, que oito séculos antes já enveredara pelo caminho da defesa dos mais necessitados e marginalizados.
Na sua reflexão, destacou que “a condição dos pobres representa um grito que, na história da humanidade, interpela constantemente a nossa vida, as nossas sociedades, os sistemas políticos e económicos”. Manifestou ainda preocupação particular pelas “graves situações em que vivem muitíssimas pessoas, devido à escassez de alimentos e de água potável”.
Foi também sublinhada a necessidade de refletir sobre a dignidade da mulher, afirmando-se que o mundo ainda está longe de reconhecer, com clareza, que “as mulheres têm exatamente a mesma dignidade que os homens”.
Fazendo um olhar sobre o Antigo Testamento, o padre José Alves afirmou que “toda a sua história sobre a predileção de Deus pelos pobres encontra em Jesus de Nazaré a sua plena realização”, tecendo várias considerações acerca de Cristo como mestre itinerante, cuja pobreza e precariedade são sinais do vínculo com o Pai. Reforçou que “a caridade não é uma via opcional, mas o critério do verdadeiro culto” e “uma força que muda a realidade, um autêntico poder histórico de transformação”.
O conselheiro espiritual lembrou que o cristão não pode considerar os pobres como um problema social, pois eles são uma “questão familiar” e “pertencem aos nossos”. A relação com eles não pode ser reduzida a uma atividade ou a um departamento da Igreja. José Alves terminou a meditação comparando o amor cristão a um hino que “supera todas as barreiras, aproxima os que estão distantes, une os estranhos, torna familiares os inimigos, atravessa os abismos humanamente insuperáveis e entra nos meandros mais recônditos da sociedade”. Concluiu com um apelo à comunicação social local para que seja um meio de divulgação mais aberto e convidativo do que é “ser vicentino”.
Atividades, contas e Peregrinação Nacional
Seguidamente, entrou-se na restante ordem de trabalhos, com a leitura da ata da assembleia geral anterior e a apresentação, discussão e votação do mapa de atividades e orçamento para o ano de 2026. Estes três pontos foram aprovados por unanimidade.
Seguiu-se uma breve resenha acerca da Peregrinação Nacional a Fátima de 2025 e a próxima, que decorrerá nos dias 18 e 19 de abril de 2026. Concretamente em relação à nossa Diocese, foi decidido que a mesma será responsável pela “Hora Santa”, uma pequena vigília na igreja da Santíssima Trindade, após a procissão das velas.
No âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), implementado na SSVP – P, foi recordado que são expressamente proibidas as fotocópias do Cartão de Cidadão.
A reunião contou ainda com uma breve intervenção dos 12 conselhos centrais presentes: Aveiro, Viseu, Braga, Porto, Portalegre e Castelo Branco, Coimbra, Évora, Viana do Castelo, Funchal, Guarda, Lisboa e Leiria. O conselho do Algarve enviou uma mensagem que foi lida pela presidente nacional.
Foram ainda abordados outros assuntos de interesse, como a formação, a utilização das redes sociais e o Encontro do Jovem Vicentino, a realizar em Fátima no dia 4 de julho de 2026, dia de Pier Giorgio Frassati. Discutiu-se também a candidatura para a obtenção do estatuto de Utilidade Pública, a utilização e divulgação do site da SSVP-P (composto por diversos formulários, quadros estatísticos, manual e logótipo uniformizado) e a constituição de uma Comissão Nacional de Jovens. A assembleia geral terminou com as orações formais vicentinas.