Conferência sublinhou a atualidade da Mensagem de Fátima

Cerca de 70 pessoas assistiram, no passado dia 1 de dezembro, à conferência “Fátima e a conversão do mundo”, proferida pelo monsenhor Luciano Guerra na igreja de São Pedro, em Porto de Mós.

O conferencista, que assumiu as funções de reitor do Santuário de Fátima durante largos anos, abordou o tema com grande profundidade e muitas referências pessoais.

 

2016-12-09 Conferencia porto de mos 2

Uma história de crianças

O conferencista começou por referir que a história dos acontecimentos de Fátima é uma história de crianças, uma vez que “foram três crianças que viram, ouviram, viveram e falaram de tudo aquilo que ali aconteceu”.

Através de vários exemplos concretos da vida dos Pastorinhos, o sacerdote sublinhou a sinceridade das crianças, “que não se deixaram influenciar por ninguém, pois as pessoas de maior confiança delas, foram as que mais duvidaram que Nossa Senhora lhes tinham aparecido, entre as quais a mãe de Lúcia e o pároco”.

“Nem as ameaças bem arquitectadas pelo governador fizeram negar os factos. Elas foram sempre coerentes, firmes e fiéis na afirmação da aparição”, lembrou.

 

Um facto provado

“Só não acredita nas Aparições quem não quer acreditar”, disse o antigo reitor do Santuário de Fátima, ao sublinhar que existem factos que comprovam os acontecimentos de Fátima. “Porque as Aparições estão suficientemente provadas, o seu centenário deve ser bem celebrado”.

Lembrando o contacto pessoal que teve com a vidente mais velha, o sacerdote afirmou que “Lúcia era uma pessoa muito equilibrada. “Este equilíbrio, na idade adulta, era já uma característica evidente em criança”.

No final, o orador fez uma resenha histórica sobre a divulgação da Mensagem de Fátima pelo mundo, principalmente pelos países de leste, ligados à antiga União Soviética. Referiu as diversas consagrações da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, feitas pelos diversas papas, nomeadamente pelo Papa João Paulo II, que assumiu como pessoal a terceira parte do segredo e que foi “figura cume de Fátima”.

O conferencista terminou a sua intervenção alertando para o facto da Mensagem de Fátima continuar atual, mesmo após a conversão da Rússia, uma vez que o ateísmo continua a ser uma realidade no mundo.

A conferência foi organizada pela vigararia de Porto de Mós e integra-se num ciclo onde estão agendadas mais três conferências, a serem proferidas pelo mesmo orador: 15 de Dezembro, em Mira de Aire, 23 de Março, em Porto de Mós e a dia 6 de Abril, em Mira de Aire.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.