Conferência sobre o património analisou os brasões dos bispos de Leiria

No passado dia 8 de fevereiro decorreu no Museu de Leiria a terceira conferência do ciclo “Sobre a forma e sobre o espírito da arte na Diocese de Leiria-Fátima”.

Com o título “Vozes do tempo: expressões individuais e eclesiais no armorial dos Bispos de Leiria, hoje de Leiria-Fátima”, João Portugal, membro do Instituto Português de Heráldica, contextualizou os participantes acerca da génese da heráldica na Idade Média, sobretudo enquanto nova forma de representar uma identidade e de a comunicar.

Para melhor compreensão desta temática, o orador elencou as regras básicas da composição das peças heráldicas, esclarecendo que este tipo de representação não se encontra apenas ligado às elites sociais.

Na análise do armorial dos prelados leirienses, João Portugal encontrou as diferentes marcas que mostram a proveniência dos bispos, alguns deles associados a ordens religiosas com particular importância na construção histórica da Diocese. A conferência terminou com uma reflexão sobre a heráldica religiosa atual, com referência à legislação que a Santa Sé decretou a partir do Concílio Vaticano II, normas que se refletem também nos brasões dos últimos bispos leirienses.

No dia 15 de fevereiro, às 21h15, decorrerá a quarta conferência deste ciclo. Estará a cargo do museólogo João Fialho e versará sobre “A obra de Joaquim Correia na diocese de Leiria-Fátima”.

A última conferência será a 22 de fevereiro, sobre “A igreja e o convento de Santo Agostinho de Leiria: entre o culto e a cultura”, por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, entidade organizadora deste ciclo.

Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.