Vai começar no próximo dia 4 de novembro, no Centro Pastoral Diocesano, mais um ciclo de conferências “Escuta-me”, promovido pelo grupo Cáritas Jovem e, de novo, com o apoio do jornal PRESENTE.
Com início às 21h00, será de participação livre, pedindo-se apenas que cada pessoa traga um alimento não perecível para ser entregue aos mais carenciados que procuram a ajuda da da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima.
Com o mote “Velhos são os trapos”, esta primeira conferência terá como instituição convidada o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo. Trata-se de uma instituição de apoio à população idosa, inaugurada em 2010, com as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário. É propriedade da Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, de Ílhavo, constituída em Maio de 2000 para dar um resposta social à população idosa da freguesia, apoiando não só na concretização das atividades básicas e instrumentais de vida diária, mas também através de um dedicado apoio psicossocial.
A missão deste Centro Comunitário concretiza-se em serviços pautados pela prática de valores fundamentais da pessoa idosa, tais como: resposta às necessidades biopsicossociais, manter/melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e a autoestima, o bem-estar físico, psicológico e social, a desmistificação do envelhecimento, da institucionalização e da morte, bem como a participação ativa na sociedade e o combate à infoexclusão.