No próximo sábado, dia 21 de dezembro, às 21h30, a Catedral de Leiria vai acolher um concerto de órgão de celebração do Natal, com o organista António Esteireiro.
Será apresentada a obra “La Nativité du Seigneur”, do compositor francês Olivier Messiaen, que retrata precisamente as principais cenas da Natividade. Trata-se de um ciclo de nove meditações dedicado a esta época natalícia, escrito em Grenoble, no ano de 1935.
Como explica João Santos, organista titular da Catedral, é um dos ciclos que mais reconhecimento internacional trouxe ao compositor, devido à forma inovadora como abordou a escrita para órgão: “a utilização sistemática dos modos de transposição limitada, de uma componente rítmica muito inspirada pelos ritmos hindus e de temas do reportório gregoriano modificados, tornaram este ciclo um dos mais importantes marcos da escrita para órgão na primeira metade do século XX”.
Nascido a 10 de Dezembro de 1908, Olivier Messiaen tornou-se mundialmente conhecido, não só como compositor mas também como executante, fundamentalmente das suas próprias composições. A sua música caracteriza-se por um profundo sentimento religioso, aliado a uma grande componente mística, continuando ainda hoje a servir de inspiração a várias gerações de intérpretes e compositores.
Como introdução aos seus textos musicais, o compositor propõe textos bíblicos e patrísticos para reflexão, que serão comentados no contexto deste concerto.
Deixamos esta proposta como interessante e inédita forma de celebrar o Natal na cidade de Leiria.