Concerto de Natal na Catedral de Leiria

No próximo sábado, dia 21 de dezembro, às 21h30, a Catedral de Leiria vai acolher um concerto de órgão de celebração do Natal, com o organista António Esteireiro.

Será apresentada a obra “La Nativité du Seigneur”, do compositor francês Olivier Messiaen, que retrata precisamente as principais cenas da Natividade. Trata-se de um ciclo de nove meditações dedicado a esta época natalícia, escrito em Grenoble, no ano de 1935.

Como explica João Santos, organista titular da Catedral, é um dos ciclos que mais reconhecimento internacional trouxe ao compositor, devido à forma inovadora como abordou a escrita para órgão: “a utilização sistemática dos modos de transposição limitada, de uma componente rítmica muito inspirada pelos ritmos hindus e de temas do reportório gregoriano modificados, tornaram este ciclo um dos mais importantes marcos da escrita para órgão na primeira metade do século XX”.

Nascido a 10 de Dezembro de 1908, Olivier Messiaen tornou-se mundialmente conhecido, não só como compositor mas também como executante, fundamentalmente das suas próprias composições. A sua música caracteriza-se por um profundo sentimento religioso, aliado a uma grande componente mística, continuando ainda hoje a servir de inspiração a várias gerações de intérpretes e compositores.

Como introdução aos seus textos musicais, o compositor propõe textos bíblicos e patrísticos para reflexão, que serão comentados no contexto deste concerto.

Deixamos esta proposta como interessante e inédita forma de celebrar o Natal na cidade de Leiria.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.