Comunidades vão receber formação sobre património cultural

No passado dia 25 de outubro, decorreu no Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, a jornada “Preparar o dia de Todos os Santos através do património cultural”.

Esta tarde cultural foi organizada pelo Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima (DPC), com o apoio do referido museu e do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu. Tratou-se de uma jornada de apresentação das atividades do Departamento e de preparação para a vivência da festividade de Todos os Santos, que se celebra no próximo dia 1 de novembro.

A tarde cultural iniciou-se com uma conferência de Marco Daniel Duarte, diretor do DPC, intitulada “Os santos e os seus atributos: olhar, ver e interpretar”. Na sua comunicação, foi realçada a importância dos atributos iconográficos para a identidade visual dos santos e dadas a conhecer algumas das opções estéticas que, ao longo dos tempos, foram tomadas para os plasmar nos mais diversos materiais.

Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, apresentou depois a publicação “Pedra e Mistério: comunhão ao serviço da fé”, catálogo coordenado por Cristina Vouga, Inês Borges, Susete Rodrigues e Vera Magalhães, sobre a imagética cristã em pedra calcária do atual concelho de Tondela, mais concretamente dos séculos XV e XVI.

Por último, Sónia Vazão apresentou as principais atividades do DPC para o ano pastoral 2014-2015. Os destaques foram para o novo logótipo do Departamento, para algumas das parcerias celebradas com outras instituições, nomeadamente, com a Câmara Municipal de Leiria, e para o projeto “A comunidade e o Património”. Este projeto consiste numa jornada de formação dinamizada pelo Departamento, a decorrer em várias paróquias, através da qual se pretende sensibilizar para o valor histórico-artístico e catequético do património de cada comunidade cristã. A calendarização para este ano já está fixada e é a seguinte: 6 de dezembro na paróquia do Souto da Carpalhosa; 17 de janeiro na paróquia de Vermoil; 14 de fevereiro na paróquia da Azóia e 14 de março na paróquia da Sé (na igreja de Santo Agostinho).

Todos os participantes desta tarde cultural puderam conviver entre si num beberete e deliciar-se com o tradicional bolinho, tão típico do dia de Todos os Santos.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente