Reconhecimento da Comunidade Sementes do Verbo
na Diocese de Leiria-Fátima
D. António Augusto dos Santos Marto,
Bispo da Diocese de Leiria-Fátima
faz saber quanto segue:
1. A Comunidade Sementes do Verbo, fundada pelo casal Georges Henri Bonneval, diácono, e sua esposa, Marie-Josette, com a casa-mãe em Palmas (Tocantins), Brasil, é uma associação privada de fiéis, com reconhecimento canónico e estatutos aprovados pelo Arcebispo de Palmas, por decreto de 29 de março de 2005. Neles se definem como finalidades da associação “viver e lançar no mundo a Boa Semente do Reino de Deus”, “formar os discípulos de Cristo para o serviço do Evangelho e da Igreja” e “ser uma Escola de Oração, da Palavra de Deus, de Vida Fraterna, de Vida Eclesial e de Vida Missionária, colocando-se ao serviço da Nova Evangelização e sobretudo dos mais pobres” (art. 2).
2. O Fundador e Moderador Geral da Comunidade Sementes do Verbo, diácono Georges Henri Bonneval, em 7 de maio de 2014, requereu a ereção canónica de uma Casa da referida Comunidade em Fátima, na Rua Anjo de Portugal, nº 11, e licença para conservar o Santíssimo Sacramento na respetiva capela. O pedido foi apoiado por carta de 13 de junho de 2014 do Arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira Correia, que foi quem incentivou e aprovou a Comunidade enquanto arcebispo de Palmas. A Comunidade está também presente em Portugal, na diocese de Santarém, e o respetivo bispo deu bom testemunho dela e da sua atividade apostólica.
3. Os responsáveis da Comunidade em Portugal, em encontro com o bispo de Leiria-Fátima, deram-lhe a informação de que a finalidade da Casa de Fátima é a abertura da “Escola do Ano Sabático”, uma experiência formativa comunitária de discípulos missionários, com uma duração de 9 meses, decorrendo de março a janeiro seguinte, proporcionando acompanhamento espiritual e discernimento vocacional para responder aos chamamentos de Deus na própria vida.
4. Assim, considerando tudo o que acima se mencionou e as informações recolhidas, e que as finalidades e atividades formativas e missionárias da Comunidade são de interesse pastoral para esta Igreja Particular;
5. Em conformidade com o espírito e os termos dos cânones 298, 299 e 323 do Código de Direito Canónico, reconhece neste diocese de Leiria-Fátima a Comunidade Sementes do Verbo como associação privada de fiéis e a sua missão nos termos dos respetivos estatutos, autoriza a abertura da Casa de formação em Fátima e a permanência do Santíssimo Sacramento na sua capela.
6. A Comunidade, na sua atuação nesta diocese de Leiria-Fátima, empenhar-se-á em manter viva a comunhão e colaboração com esta Igreja Particular, na diversidade e complementaridade dos seus serviços, movimentos e instituições. Por isso, além das normas canónicas e dos próprios Estatutos, observará as orientações pastorais do Bispo diocesano, desenvolvendo as ações apostólicas próprias com o seu conhecimento e consentimento.
7. Este decreto entra imediatamente em vigor.
Leiria, 8 de setembro de 2014, festa da Natividade da Virgem Maria.
† António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima
Refª: CE2014A-029