“Re-encontrar Deus” é o tema geral do encontro aberto que a Comunidade Emanuel organiza em Fátima, no Centro Paulo VI, nos dias 11 e 12 de fevereiro, propondo “descobrir as formas concretas para trilhar o caminho do Senhor”.
Neste tempo de comemoração do 50.º aniversário do Renovamento Carismático Católico, pretende-se “perguntar como está essa memória, como foi o nosso encontro com Jesus, como está neste momento a nossa relação com Ele e, se for o caso, invocar o Espírito Santo para que nos renove, nos liberte, nos reconduza ao primeiro amor”, refere a organização.
O ponto de partida para esta reflexão é a pergunta deixada aos jovens pelo Papa Francisco: “Quem és tu? O entusiasta, como os primeiros apóstolos, antes de iniciar o caminho? O que quer seguir Jesus porque gosta, mas está apegado a tantas coisas que o atam e não o pode seguir? Ou és como aquele que gastou toda a herança do seu pai, mas que se animou a voltar?”.
Para ajudar à resposta, haverá grupos de reflexão sobre falar de Deus, deixar-se conduzir pelo Espírito e, também, sobre novas formas de espiritualidade que vão surgindo, à margem da verdadeira religião. Haverá também um percurso especial para jovens e outro para adolescentes. A oradora principal do encontro será a co-fundadora da Comunidade Emanuel, Martine Catta.