Comunidade de Casais dos Ledos homenageia Maria de Jesus

A comunidade dos Casais dos Ledos, na paróquia da Batalha, juntou-se em grande número para prestar homenagem a uma sua conterrânea, no dia em que faria 100 anos, a 17 de Março. O gesto é digno de destaque, neste ano do centenário da restauração da Diocese, pois encarna o espírito de “celebração” daqueles que foram a alma da história das nossas comunidades.

Trata-se de Maria de Jesus, falecida a 26 de setembro de 1999, que dedicou toda a sua vida a servir esta comunidade, sobretudo na catequese, na orientação da oração e na guarda da igreja, sendo recordada por muitos como “uma mãe”, pelo carinho e cuidado com que a todos tratava. Não só a formação espiritual das crianças e adultos a preocupava, sendo também frequente a ação caridosa para com quem não tinha que comer ou vestir. Foi, ainda, durante muitos anos a coletora e distribuidora do jornal A Voz do Domingo, que tratava de fazer chegar a muitos leitores.

2018-03-20 casais

A “singela homenagem do centenário do nascimento da ‘ti Maria de Jesus”, organizada pela Comissão da Igreja local, começou com a deposição de uma coroa de flores na sua campa, seguida da celebração da Eucaristia e terminando com um convívio. No salão da igreja foram expostos diversos objetos, fotos e memórias escritas da homenageada.

 

Pagela de homenagem

2018-03-20 casais2Para a ocasião foi editada uma pagela, a marcar a data da efeméride, com a sua foto e a oração preferida: “Deus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso”. Dentro, um resumo do que ela representava para a comunidade:

“Há pessoas assim, pequenas em tamanho e enormes por dentro… Ela era… Sem tamanho de alma e de coração. Sem tamanho na fé. Sem saber se nasceu assim, ou se simplesmente Deus a abençoou mais tarde, ela assumiu esta missão de braços abertos, de mãos voltadas para o Senhor. Sem nunca pedir, sem nunca esperar, e com tanto para dar…

Oferecia-nos pão com açúcar, mas era tão mais doce o seu gesto e o seu significado. De quem dá mais do que tem, de quem quer ter perto os que ama, mesmo quando ama toda a gente. Por igual, sem ligar a ricos, pobres, velhos e novos…

No entanto, nunca poderemos esquecer a generosidade desta pequenina e especial mulher pelas crianças. Todos nós que convivemos com ela em vida teremos certamente um momento especial para recordar com ela enquanto crianças. A paciência e a bondade com que nos ensinou e encaminhou pelos caminhos da fé serão certamente o motivo do seu maior sorriso lá em cima, no Reino de Deus.

Sentava-se sempre no mesmo lugar na Missa. Todos nós nos lembramos onde era, todos nós ainda hoje olhamos para lá e sabemos que ali sentada estava a alma desta comunidade. Todos nós sabemos que todos os dias em que se abrem as portas da nossa igreja, seja para a Missa, para catequese, para o Terço ou qualquer outra oração, ela as abre connosco e celebra connosco.

Sabemos que em muitas ocasiões são beatificadas e santificadas pessoas pelas suas obras extraordinárias ou serviço de Deus. Sabemos que talvez nunca aconteça com a tia Maria de Jesus… Mas também sabemos dentro de nós, e na nossa pequena comunidade, que ela foi, sem nenhuma dúvida, uma Santa. A nossa, e a do mundo, se a conhecesse…”

 

Mais fotos desta iniciativa podem ser vistas na página de facebook da Comunidade dos Casais dos Ledos.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.