No dia 6 de fevereiro, realizou-se no Seminário Diocesano de Leiria a primeira reunião do Conselho Presbiteral da Diocese de Leiria-Fátima do ano 2024. Na oração inicial, o bispo diocesano, D. José Ornelas, evocou a memória do padre Pedro Manuel Jorge Ferreira, pároco de Nossa Senhora das Misericórdias – Ourém e membro deste Conselho, recentemente falecido, bem como do padre Francisco Rodrigues, carmelita, que viveu na comunidade da sua Ordem, em Fátima, igualmente falecido.
Na sequência do inesperado falecimento do padre Pedro Ferreira, vão iniciar-se as diligências previstas nos Estatutos para a indicação de um novo representante da Vigararia de Ourém, no Conselho Presbiteral.
Foi feito um ponto de situação, acerca da conversão pastoral da Diocese, do Diaconado Permanente e dos Ministérios Laicais, que estão a decorrer de acordo com o Projeto Pastoral Diocesano para o presente triénio.
Foi convidado para esta reunião o padre José Augusto Rodrigues, coordenador da Comissão de Revisão do Regulamento de Administração dos Bens da Igreja (RABI), para apresentar a proposta que resultou do trabalho desta Comissão ao longo dos últimos meses.
Depois de algum tempo de esclarecimentos, partilha e debate, o documento foi aprovado na generalidade, por unanimidade.
De seguida, procedeu-se à análise, discussão e votação de cada artigo. Aprovaram-se os Princípios Fundamentais e os 13 primeiros artigos.
Marcou-se uma reunião extraordinária do Conselho, para aprovação do RABI, para o dia 5 de março de 2024.
6 de fevereiro de 2024
O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral