Comunicado do Conselho Presbiteral da Diocese de Leiria-Fátima

Na reunião do Conselho Presbiteral que teve lugar a 2 de maio de 2023 no Seminário de Leiria, o Bispo Diocesano, D. José Ornelas Carvalho, falou dos desafios para a Igreja na nossa Diocese.
http://lefa.pt/?p=52731

Sessão de 2 de maio de 2023

Na reunião do Conselho Presbiteral que teve lugar a 2 de maio de 2023 no Seminário de Leiria, o Bispo Diocesano, D. José Ornelas Carvalho, falou dos desafios para a Igreja na nossa Diocese.

Ao nível da Igreja de Leiria-Fátima, destacou a necessidade de um repensamento do projeto pastoral, à luz do caminho sinodal em curso que inclui, entre outras perspetivas, a redistribuição e articulação do clero para responder às necessidades pastorais; uma maior corresponsabilidade dos leigos na vida das comunidades cristãs, nomeadamente através dos ministérios a implementar: Diácono, Leitor, Acólito e Catequista; e a efetiva atitude missionária das comunidades e da Diocese no seu conjunto.

Prioridades comuns a todo a Igreja, em Portugal, continuam a ser, neste momento: o caminho sinodal para uma igreja ministerial e missionária; a preparação da JMJ-2023, a sua celebração em cada diocese e em Lisboa, e o assegurar os seus frutos no trabalho a desenvolver com os jovens após a celebração; a proteção de menores e adultos vulneráveis nos ambientes de toda a Igreja.

Foram apresentadas as linhas de orientação pastoral para o próximo triénio centradas no sacramento do batismo e nas suas consequências eclesiais. Os respetivos documentos base foram já enviados pelo grupo de trabalho aos diversos agentes pastorais, para envolver o maior número de pessoas e grupos, mas também a pedir contributos para o seu enriquecimento.

Foi apresentado e refletido um resumo do trabalho desenvolvido pelo SDPJ/COD relativamente à próxima JMJ 2023: realçando-se a presença dos símbolos na nossa diocese ao longo do presente mês de maio.

Dialogou-se sobre as celebrações dos 478 anos da criação da Diocese e da cidade de Leiria (22 de maio). Para além de outros eventos, este ano há a celebração da eucaristia na igreja de S. Agostinho, às 16:00, seguida da inauguração de uma exposição no museu contíguo à igreja.

Referiram-se ainda: a Assembleia do Clero, a realizar a 30 de maio, que contará com uma intervenção da psiquiatra Dr.ª Margarida Neto; a Festa do Corpo de Deus na cidade de Leiria, a 8 de junho, com a celebração prevista para os jardins de S. Agostinho, e a Solenidade do Coração de Jesus, com os jubileus de ordenação sacerdotal, a realizar no Santuário de Fátima, a 16 de junho. 

O Conselho Presbiteral pronunciou-se favoravelmente sobre a vinda de duas congregações religiosas femininas que pretendem estabelecer as suas comunidades na diocese: as “Irmãs de Nossa Senhora de Fátima” (Sisters of our Lady of Fatima – de origem indiana) e as “Irmãs Servas de Maria Imaculada” de rito Greco-Católico (ligadas à comunidade Ucraniana). Para ambas as famílias religiosas, prevê-se um período de adaptação, antes de celebrar uma convenção com a Diocese, segundo pedem as normas da Igreja.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress