Realizou-se no Seminário Diocesano de Leiria a reunião extraordinária do Conselho Presbiteral, com o objetivo de concluir a discussão e aprovação dos artigos do Regulamento de Administração dos Bens da Igreja (RABI) que faltavam.
No momento inicial, depois da oração da hora intermédia, fez-se evocação de S. Francisco Marto, uma vez que neste dia se celebra o seu aniversário natalício.
No início dos trabalhos houve uma primeira intervenção, em plenário, sobre o Encontro Internacional de Párocos em contexto sinodal, que decorreu em Roma de 29 de abril a 2 de maio e também sobre a Visita Ad Limina dos bispos portugueses de 20 a 24 de maio.
Concluiu-se a análise, discussão e votação dos artigos do RABI, que agora vai seguir os trâmites normais para a sua publicação; o mesmo deverá entrar em vigor a 1 de janeiro de 2025.
Este é um documento importante no caminho sinodal de transformação pastoral que estamos a viver. Coloca as bases fundamentais para administração dos bens da Igreja, na Diocese e nas paróquias, em ordem à vida e à missão das comunidades. É à luz destes princípios que se organizarão as necessárias adaptações administrativas das Unidades Pastorais que estão para iniciar na nossa Igreja Diocesana.
A concluir a reunião fez-se referência à situação de fragilidade de alguns membros do presbitério, atualizando as informações e renovando o apoio fraterno e a oração dos membros do Conselho a estes irmãos presbíteros.