Comunicado do Conselho Permanente da CEP

No processo em curso sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis na Igreja, a Presidência da CEP terá um encontro de escuta e diálogo com a Associação Coração Silenciado.
http://lefa.pt/?p=55643

1. Na sua reunião de hoje, o Conselho Permanente refletiu sobre a agenda da próxima Assembleia Plenária, que terá como temas principais a sinodalidade à luz da síntese dos relatórios provenientes das dioceses e a preparação próxima da visita “ad Limina” dos bispos portugueses, de 20 a 25 de maio. A agenda será oportunamente divulgada.

2. Quanto ao processo sinodal em curso, o Conselho reiterou as orientações práticas para as dioceses, cuja reflexão deve incidir nos capítulos 8-12, 16 e 18 do Relatório de Síntese da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos (outubro de 2023), sempre orientada pela seguinte questão fundamental: Como ser Igreja Sinodal em Missão?

– Cada Diocese deve enviar à CEP o fruto da sua reflexão até final de março de 2024.

– Além disso, cada Diocese pode enviar à CEP, no mesmo prazo, um breve testemunho do trabalho realizado e das experiências vividas (máximo de duas páginas), partilhando uma boa prática que considere significativa para fazer crescer um dinamismo sinodal missionário.

– Na primeira semana de abril, a Equipa Sinodal da CEP sintetizará a reflexão de todas as Dioceses em 8 páginas.

– Esse texto-síntese será apreciado e aprovado na Assembleia Plenária da CEP de 8 a 11 de abril de 2024.

– O texto final aprovado pela CEP será enviado à Secretaria Geral do Sínodo até à data-limite indicada por esta (15 de maio de 2024).

3. No seguimento da recente Declaração “Fiducia supplicans” sobre o sentido pastoral das bênçãos, do Dicastério para a Doutrina da Fé, que não altera a doutrina da Igreja sobre o matrimónio, o Conselho Permanente reconhece o acolhimento de todos na Igreja e manifesta a plena comunhão dos bispos portugueses com o Santo Padre.

4. No processo em curso sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis na Igreja, a Presidência da CEP terá um encontro de escuta e diálogo com a Associação Coração Silenciado, no próximo dia 14 de janeiro.

Fátima, 9 de janeiro de 2024

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress