Foi inaugurada no passado dia 1 e decorre até ao dia 24 mais uma edição da Feira de Maio, na cidade de Leiria, um dos principais certames regionais e que marca anualmente a agenda da capital do Distrito. E a Diocese está lá…
Instalada no parque de estacionamento do Estádio Municipal, a feira recebe dezenas de expositores de comércio e indústria, uma enorme variedade de diversões para miúdos e graúdos e muitas opções gastronómicas, desde as célebres farturas ao serviço de refeições garantido por associações do concelho. Estão também representadas quase todas as instituições, entidades públicas e outras forças vivas da economia, da administração local, da cultura, da ação social, do desporto e do associativismo concelhios.
Entre estas entidades, não falta a comunicação social, um dos parceiros indispensáveis do desenvolvimento social e humano da sociedade leiriense. E o jornal PRESENTE não quis ser exceção, por considerar importante a presença nestes espaços de concentração e convívio das pessoas a quem serve. O pedido de cedência de um espaço foi um pouco tardio, mas pronta e gentilmente respondido pela Câmara Municipal.
O jornal está instalado no Centro de Exposições, que funciona nas galerias do Estádio Municipal, com entrada pela porta 10, em frente à Nerlei. Este recinto abre às 18h00 durante a semana e às 15h00 aos sábados e domingos, fechando às 24h00.
Comunicação da Igreja
Neste “stand” vai encontrar, no entanto, mais do que o jornal PRESENTE. Aproveitando esta oportunidade de contacto direto com as pessoas, estendeu-se essa possibilidade aos parceiros da comunicação social existentes na Igreja de Leiria-Fátima.
O convite foi lançado a televisões, rádios, revistas, jornais e boletins que trabalham a informação eclesial na área da Diocese, desde os de âmbito nacional ou regional, aos locais e de movimentos católicos. E quase todos responderam positivamente, o que nos permitiu apresentar naquele espaço uma espécie de montra ou “quiosque” da Diocese.
Assim, o visitante poderá aproveitar para conhecer os diversos títulos e meios existentes, levar consigo alguns exemplares dos mesmos ali oferecidos, informar-se sobre o seu trabalho, fazer a assinatura e, claro, contactar com algumas das pessoas que neles trabalham e fazer junto delas as suas apreciações e sugestões.
Outras instituições
Mas nem só a comunicação da Igreja está presente. No recinto da feira, diversas outras instituições eclesiais apresentam o seu trabalho e missão. É o caso do grupo missionário diocesano Ondjoyetu, da Escola de Formação Social Rural de Leiria, da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, da Obra da Barraca – Lar Santa Isabel – Centro Social Paulo VI (ver notícia na página 3), e de outras IPSS do concelho de Leiria.
Cada um a seu modo, procuram mostrar ao público da feira as suas atividades e serviços, disponibilizando, em muitos casos, alguns materiais para venda, de modo a angariar fundos para a respetiva ação social.
Fica o convite a uma visita. Escusado será dizer que todos são bem-vindos.