Coleta de Natal do Santuário de Fátima ajuda crianças da Guiné Bissau

A habitual coleta de Natal do Santuário de Fátima, nas celebrações dos dias 24 e 25, destina-se, este ano, a apoiar os projeto “Nô Kume Sabi”, em Cacheu.

Trata-se de uma das regiões da Guiné-Bissau, onde a missionação está a cargo da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Aparecida, do Brasil, e para a Escola Antero Sampaio, dinamizada pelos Padres Franciscanos, para compra de mesas para as novas salas de aula decorrentes da extensão da escola da 9.ª classe para a 12.ª classe.

Em Cacheu, e porque na Guiné-Bissau a ida à escola nunca é só a ida à escola, as irmãs trabalham na área da alimentação e da saúde com as mães e mulheres grávidas. Em Canchungo, as irmãs criaram, há alguns anos, o Jardim Esperança, onde recebem as crianças para a educação de infância. Quando terminam esta etapa, as crianças passam para a Escola Antero Sampaio, dinamizada pelos padres Franciscanos, que tem desde o 1.º ano até ao 12.º ano.

Um dos objetivos deste projeto das Irmãs Franciscanas é o de prevenir e combater a desnutrição das grávidas e das crianças até aos 5 anos, através da produção e comercialização de uma mistura vitamínica composta por ingredientes de produção local, como é o caso da cabaceira, do caju, as sementes de abóbora, moringa, farelo de arroz, folhas de mandioca, e as folhas de batata-doce. Numa outra ação desenvolvida por esta iniciativa, é proporcionado um quadro de formações semanais em ordem a uma gravidez saudável, um parto seguro e institucionalizado e um aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.