Colégio Nossa Senhora de Fátima inaugura comemorações do centenário

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, vai comemorar 100 anos em 2024, e abre oficialmente as comemorações do centenário, esta quinta-feira, 9 de novembro.
http://lefa.pt/?p=55117

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, vai comemorar 100 anos em 2024, e abre oficialmente as comemorações do centenário, esta quinta-feira, 9 de novembro, com uma sessão solene, às 18h00, no Teatro José Lúcio da Silva.

“A celebração do centenário do nosso Colégio é um tempo de Kronos, que se mede, celebramos uma história que começou em 1924, à qual hoje damos corpo e vida, mas é também, e em simultâneo, um tempo de Kairós, de graça, porque somos nós que estamos a viver este momento”, assinala uma nota do Colégio de Nossa Senhora de Fátima.

Este momento, acrescenta a instituição de ensino na Diocese de Leiria-Fátima, é de ação de graças pela “história vivida e construída” por todos que lhe deram “corpo ao longo do tempo, de compromisso de toda a Comunidade Educativa”.

“Uma história tão bonita tem de se projetar para o futuro, assumindo o lugar que lhe compete colaborando na formação das gerações do século XXI. Este é o nosso tempo de graça e de ação de graças, de compromisso e valorização da nossa identidade de escola católica, aberta à universalidade e ao acolhimento”, desenvolve na nota enviada à Comunidade Educativa.

No contexto das comemorações do centenário, o colégio vai abrir as suas portas à comunidade, este sábado, 11 d novembro, e convida as famílias, com crianças de 4 e 5 anos interessadas na instituição, a “desfrutar de uma tarde bem divertida”, com “muitas surpresas”, das 14hh00 às 17h00.

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima foi fundado pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, em 1924, a pedido do então bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva.

Esta Escola Católica tem como Projeto Educativo “formar integralmente” os alunos na dimensão pessoal e social, académica e espiritual; na sua vertente Dominicana, procura desenvolver nos educandos o conhecimento e a “vivência da verdade e da fraternidade, à luz da Boa Nova trazida por Jesus Cristo e ensinada pela Santa Igreja”.

Seguindo o ideal de Teresa de Saldanha, o Colégio procura educar, formando “nas crianças o espírito, o coração e a inteligência” e fazendo “o bem sempre e onde seja possível”.

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima acolhe 500 alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, com 33 docentes, 25 funcionários e uma comunidade de Irmãs Dominicanas.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress