Colégio Nossa Senhora de Fátima apesenta musical “Um hino à casa comum”

Foi na tarde do dia 21 de Fevereiro, no teatro José Lúcio da Silva, completamente cheio, que o Colégio de Nossa Senhora de Fátima elevou um Hino à Casa Comum, com um musical, considerado belíssimo por aqueles que a ele assistiram, apreendendo a mensagem do Papa Francisco, na encíclica Laudato Si.

 Começou com a interrogação: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer? Esta pergunta não toca apenas o meio ambiente de maneira isolada, porque não se pode pôr a questão de forma fragmentária. Quando nos interrogamos acerca do mundo que queremos deixar, referimo-nos sobretudo à sua orientação geral, ao seu sentido, aos seus valores”.

(…) “Somos nós os primeiros interessados em deixar um planeta habitável para a humanidade que nos vai suceder. Trata-se de um drama para nós mesmos, porque isto chama em causa o significado da nossa passagem por esta terra”.

“Se pudéssemos contemplar a nossa casa a partir de um dos nossos vizinhos cósmicos, a Lua ou Marte, o que pensaríamos de todas as criaturas afortunadas que habitam este pequeno oásis sideral? O que poderíamos concluir sobre a forma como a humanidade tem tratado o Planeta e todo o mundo natural? O que diríamos dos desastres ecológicos, dos conflitos fúteis que tanto sofrimento têm infligido a milhões de pessoas ao longo da história? O que concluiríamos, enfim, acerca da nossa própria existência?”.

Olhando o mundo, não restam dúvidas: é belo e nele habitam seres iguais nos seus direitos. O mundo é um cristal onde merecemos viver felizes, olhando para os outros com amizade. Achamo-nos gigantes mas, no universo, somos apenas um ponto brilhante, um espaço ínfimo num ambiente muito mais lato. Mas neste pedacinho de céu, podemos ser felizes, girando neste “grãozinho a brilhar”. Olhamos e, como é bom, meu Deus, perceber que como este mundo não há igual! É tudo realmente belo, é tudo especial!

De facto, quando nos damos conta do reflexo de Deus em todos o criado, cada um de nós é chamado a entrar em comunicação, com o sol, a lua e as estrelas, os grandes e minúsculos animais e plantas, as montanhas e o mar, com toda a Humanidade e a envolvê-los, connosco, num hino ao Criador da Terra e da Vida.

A tarde do dia 21 foi bem vivida com este espetáculo maravilhoso, bela na mensagem da encíclica Laudato Si, ilustrada no écran do teatro e na música das canções, entoadas  por vários pequenos e grandes artistas, entre eles o professor Pedro Castelhano, e pelos coros dos nossos meninos dos 3.º e 4.º anos, como também dos 5.º e 6.º, orientados pela professora Ana Rita Lopes.

Um obrigada a todos os que se empenharam na construção e realização deste espetáculo.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.