Colégio ensina alunos a ter postura correta e mochila adequada

Esta semana, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 5º ano do Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, tiveram uma sessão sobre a importância de ter uma postura correta nas aulas e no estudo. Para ajudar nesta sensibilização e tomada de consciência, contámos com a presença e ajuda da enfermeira Estela, da Unidade de Saúde Familiar de Fátima.

Numa primeira fase, a enfermeira explicou as funções da coluna vertebral e a sua importância ao longo do crescimento, alertando para a necessidade de se estar bem sentado, ou seja, costas direitas e encostadas à cadeira, pernas formando ângulo reto e pés a tocar no chão (caso não cheguem ao chão, colocar uma caixa por baixo, para que o corpo esteja em equilíbrio!). De seguida, a enfermeira chamou a atenção para o uso e escolha corretos da mochila: deve ter e usar as duas alças, ter fivelas na cintura e peito, usar a mochila ajustada ao corpo, não ultrapassando a cintura, ser arrumada colocando os livros mais pesados e maiores atrás e não deve ultrapassar 10% do peso de quem a transporta! Para exemplificar, fizemos um “Raio X” a algumas mochilas de alunos voluntários. Esta parte prática foi importante, pois permitiu verificar que às vezes colocamos coisas na mochila que não são precisas e que há outras que podem ser substituídas por materiais mais leves!

Acreditamos que depois desta sessão vamos estar mais atentos à forma como nos sentamos, estudamos, transportamos a mochila e ao que colocamos dentro dela!

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.