Colégio do Sagrado Coração de Maria celebra 74 anos em Fátima

411 visualizações

Há 74 anos, no dia 22 de outubro, concretizava-se, em Fátima, o sonho do venerável Jean Gailhac, fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM). A missão de promover vida “para que todos tenham vida” nascia, assim, na Cova da Iria e hoje vive através de cada um de nós. De coração aberto e comprometidos com o desejo de um futuro brilhante para cada um dos alunos que nos são confiados, dedicamos os nossos dias ao desenvolvimento de uma formação académica de qualidade e a uma formação humanista alicerçada num conjunto de valores que regem o ideário do IRSCM.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: Colegio-Coracao-de-Maria-celebra-74-anos-em-Fatima.jpg

Conscientes que vivemos num mundo desafiante, em que o tempo corre veloz e tantas ilusões nos são vendidas como certezas, escolhemos abraçar a construção de um futuro melhor para todos. Por isso, este ano letivo, os nossos projetos assentam no tema “Semeia o Futuro!”. Mas sabemos que o futuro não é um lugar distante: ele nasce das escolhas que fazemos, das palavras que pronunciamos, dos gestos que repetimos e das sementes que lançamos, hoje. O mundo será sempre reflexo daquilo que decidimos cultivar agora. Sabemos que educar para a responsabilidade é ensinar a cuidar: do outro, da terra, da verdade e do futuro. Mas também sabemos que educar é semear. E semear é acreditar que mesmo o mais pequeno grão pode tornar-se floresta. E é esta a esperança que nos move e que celebrámos, em família, na Eucaristia comemorativa do dia do colégio, na capela da Morte de Jesus, na basílica da Santíssima Trindade.

Nessa tarde realizámos o “Super F”, uma atividade destinada aos alunos dos grupos da pastoral do colégio, este ano dinamizada pelo Movimento da Mensagem de Fátima. Através de um ‘peddy paper‘, visitámos a casa dos pastorinhos, o poço do Arneiro e percorremos parte da Via Sacra, desde o local onde Nossa Senhora apareceu a 19 de agosto de 1917 até ao Calvário Húngaro. Acreditamos que conhecer ‘in loco‘ a história de Fátima, é também sentirmo-nos identificados com algo que nos distingue. Somos de Fátima e isso é um privilégio!

No final da tarde celebrámos os dons de cada um, reconhecendo a dedicação e o empenho dos alunos, pais/encarregados de educação, professores e auxiliares educativos numa cerimónia de entrega de diplomas de honra e de mérito relativos ao ano letivo 2024/2025.

Em dia de aniversário, lembrámos que o futuro que sonhamos não é feito de máquinas, mas de mentes despertas. Não é feito de muros, mas de mãos que se estendem. Não é feito de pressa, mas de presença. O futuro não é o que virá, mas sim o que estamos a ensinar uns aos outros agora. Porque o mundo que há-de vir depende, antes de tudo, daquilo que decidirmos acreditar possível.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia