Colégio do Sagrado Coração de Maria celebra Natal da Família

Para finalizar esta celebração do Natal, todos participaram na eucaristia comemorativa do nascimento de Jesus, que, como afirma Tolentino Mendonça, nos faz nascer dentro de nós e no coração de Deus.

“Lança redes de Esperança para que todos tenham Vida”, tema do ano letivo do Colégio do Sagrado Coração de Maria de Fátima, foi o mote escolhido pela Superiora Provincial das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM), Irmã Teresa Nogueira para a celebração comunitária, neste final de período.

Começou por falar da memória e da importância na vida humana, enquanto capacidade do desenvolvimento humano. Afirmou que é importante que façamos memória da nossa história pessoal dos momentos bons e menos bons, uma memória agradecida. Agradecer o nosso passado faz-nos mais felizes. 

Realçou também a importância da memória da Instituição, da sua história, pois é condição da qualidade no presente e de fecundidade no futuro. O Natal que agora celebramos também é uma memória que nos inspira. Como afirmou o profeta Isaías: “ o mundo que andava nas trevas, viu uma grande luz! “ e   S. João diz: “ o verbo fez-se homem e habitou entre nós”. Deus lançou redes de esperança na humanidade e esta esperança nunca mais se apagou. Deus revela-se connosco, “ entranhado” na nossa humanidade qualquer que seja a circunstância. Por detrás das convulsões, Deus rasga caminhos da salvação e de mais vida. A história humana não está condenada ao fracasso, o nosso mundo e toda a criação caminha para a vida plena, para a esperança e para a salvação. No contexto de crise sanitária que implica outras crises, deveremos interrogarmo-nos sobre que esperança nos habita, porque Jesus nasceu pobre, numa época adversa e consciente da sua missão e inaugurou o sonho de Deus, que é a fraternidade universal. A esperança tem-se propagado na história em rede e chega até nós. Jesus e a sua coerência deve ser o nosso espelho. Por isso, o modelo de organização social só pode ser a fraternidade humana, todos irmãos e filhos do mesmo Deus.

Prosseguindo, falou da importância da colaboração com os outros, da generosidade solidária, da bondade, da criatividade, da inovação. O individualismo não nos torna livres, nem irmãos. É importante uma cultura do diálogo e da colaboração comum, um reconhecimento mútuo, uma complementaridade, uma sintonia de espírito, uma visão apostólica comum. Deverá haver um dinamismo de colaboração a favor da missão, esforços de convergência para o bem comum. A colaboração com os outros e o intercâmbio está bem presente no Instituto, nos colégios, nas comunidades e na família alargada. No Capítulo das RSCM de 2001 foi realçada a importância da colaboração com movimentos e grupos, mesmo ateus, que promovam a globalização da solidariedade e da esperança e em 2019, foi definido o objetivo da vida plena para todos. Deveremos ser pessoas colaboradoras em nome da missão comum. E essa colaboração, esse agir em rede, como afirma o Papa Francisco: “só com corações abraçados é que conseguiremos atingir a plenitude”. 

Como conclusão, a Irmã Teresa Nogueira focou a importância dos três motores da nossa espiritualidade: a resiliência humana, a colaboração e a vida para todos, incitando-nos a ser fiéis continuadores da herança recebida, porque Deus conta com cada um de nós para a transformação da sociedade. O caminho, o horizonte de Deus é que sejamos comunidade fraterna.

Para finalizar esta celebração do Natal, todos participaram na eucaristia comemorativa do nascimento de Jesus, que, como afirma Tolentino Mendonça, nos faz nascer dentro de nós e no coração de Deus.

Escrito por Natália Santos

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.