No passado dia 2 de junho, cerca de 1400 pessoas, entre alunos, professores, funcionários e encarregados de educação do Colégio de São Miguel, entraram pela Porta Santa da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, e participaram numa oração mariana.
A iniciativa visou “agradecer a caminhada do ano letivo que agora chega ao fim”. Em comunicado, esta instituição diocesana de ensino refere que “assim como o Papa Francisco abriu a Porta da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, no dia 1 de janeiro de 2016, desejando que o ano fosse marcado pela misericórdia, também toda a comunidade educativa do Colégio de São Miguel, em Fátima, se uniu para fazer suas as palavras do Santo Padre: «Abram o coração a esta misericórdia, escancarem o coração, para que exista a alegria, a alegria do perdão de Deus»”.
A celebração, com o tema “Maria, Mãe de Misericórdia”, realiza-se duas vezes por ano. Nesta edição de fim de ano, o padre Adelino Guarda, diretor do Colégio, “apelou ao perdão, que faz da existência humana um instrumento ao serviço de Deus”.
Após a bênção final, os alunos dirigiram-se à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para visitar os túmulos dos Pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia, onde deixaram um ramo de flores colhidas nos seus jardins.