Colégio da Cruz da Areia quer alunos líderes

O ano letivo que está a terminar trouxe o programa “O Líder em Mim” (OLEM) para o quotidiano do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI), na Cruz da Areia. Há um ano deram-se os primeiros passos traçando como objetivos a ambientação dos espaços do colégio e das salas de aula, a aquisição de uma linguagem comum baseada nos sete hábitos das pessoas altamente eficazes e, sobretudo, a “modelagem”, isto é, a vivência diária destes hábitos. Cada aluno descobriu que pode ser um líder, e iniciou o caminho da dependência para a independência e desta para a interdependência. Todos, em conjunto – porque “juntos somos mais fortes” – contactaram com ferramentas de liderança e foram estimulados a passar por experiências de liderança, porque é através da reflexão e da ação que se desenvolvem competências socioemocionais.

Volvido um ano, o CCMI refletiu e avaliou internamente todo o processo, ciente de que está perante um programa audacioso que não se esgota num ano. Há a consciência de que ainda há muito para semear, para mais tarde colher, continuando a Comunidade Educativa apostada em formar alunos “para a vida”, com caráter e autonomia, a fim de serem cidadãos críticos, ativos e interventivos.

Após mais um período de formação, o nível 2 do programa OLEM está em andamento, definindo-se objetivos bem claros para o próximo ano letivo, que passam pelo aprofundamento da linguagem e da modelagem, surgindo como “novidade” a liderança, sempre com a supervisão da Franklin Covey Co. que detém todos os direitos deste programa.

O CCMI é um dos três Colégios que em Portugal adotaram o programa OLEM em 2018/2019, encarando-o como uma forma de potenciar o seu Projeto Educativo assente nos valores cristãos, reforçando a matriz de uma Escola Franciscana Hospitaleira, bem patente no lema “Educar para Humanizar”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.