Este ano, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, celebramos o dia de S. Francisco de Assis, 4 de outubro, com uma caminhada ecológica, tendo como mote a mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação:
Choremos com o grito amargo da criação, escutemo-lo e respondamos com os factos para que nós e as gerações futuras possamos ainda alegrar-nos com o canto doce de vida e de esperança das criaturas.
Para este momento celebrativo, os alunos, nas aulas de EMRC, exploraram a apresentação “A Nave”, baseada na obra “Mundo Sustentável”, de André Trigueiro, e, reconhecendo que pequenas ações podem fazer toda a diferença, cada turma escolheu uma ação positiva de ajuda aos outros e assumiu um compromisso em favor da Casa Comum – a nossa Mãe Terra.
No início da caminhada evocou-se Francisco de Assis como exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. Também S. Boaventura, um seu discípulo, referiu que Francisco enchendo-se da maior ternura ao considerar a origem comum de todas as coisas, dava a todas as criaturas o doce nome de irmãos e irmãs.
As etapas da caminhada seguiram a ordem dos dias da criação, citados no livro do Génesis, e procuraram incentivar a adoção de estilos de vida mais sóbrios e amigos do ambiente, enquanto proporcionaram momentos únicos de verdadeira camaradagem e de alegria, de tomada de consciência de que tudo está interligado, tal como refere o papa Francisco, na sua encíclica Laudato Si’.
Deixamos, agora, o desafio das Instituições e das famílias visualizarem e se deixarem interpelar pelo filme “A Carta” – Oficial Trailer | The Letter: Laudato Si Film https://www.youtube.com/watch?v=l3EBHebH17Y .
Pela Equipa da Animação Pastoral do Colégio Conciliar de Maria Imaculada