Colégio Coração de Maria no Dia Mundial da Terra

Munidos de pás, luvas e um espírito de cooperação, trabalharam incansavelmente ao longo da manhã...
http://lefa.pt/?p=57620

No Dia Mundial da Terra, uma parceria notável entre a comunidade estudantil do Colégio Sagrado Coração de Maria e as Grutas da Moeda resultou numa ação de reflorestação destinada a restaurar e preservar a floresta autóctone desta região de Portugal. Com um foco especial em espécies nativas como carvalhos, sobreiros e azinheiras, os alunos uniram-se para fazer a diferença em prol do meio ambiente.

Sob a orientação de especialistas em conservação ambiental e com o apoio logístico das Grutas da Moeda, os alunos plantaram mudas de carvalhos, sobreiros e azinheiras numa área previamente identificada como necessitada de restauração. Munidos de pás, luvas e um espírito de cooperação, trabalharam incansavelmente ao longo da manhã para garantir o sucesso da iniciativa, que está inserida no projeto de Domínio Curricular do 6.ºano, “Cuida da Terra: Planta uma Árvore!”.

A escolha dessas espécies autóctones não foi por acaso. Os carvalhos, sobreiros e as azinheiras são árvores emblemáticas da região mediterrânea e desempenham um papel vital na manutenção do ecossistema local, oferecendo habitat e alimento a uma grande variedade de espécies de fauna, contribuindo ainda para a regulação do clima e conservação do solo.

À medida que as mudas eram cuidadosamente plantadas na terra fértil, os alunos expressavam não apenas um compromisso com a restauração da natureza, mas também um profundo respeito pela herança natural de Portugal. Num momento de união e solidariedade, reconheceram a importância de preservar as florestas autóctones como parte essencial da identidade ecológica e cultural da região.

A parceria entre o Colégio do Sagrado Coração de Maria e as Grutas da Moeda reflete um esforço conjunto para promover a sustentabilidade e a conservação ambiental, tendo-se iniciado em novembro de 2023 quando um grupo de profissionais das Grutas esteve no colégio para uma formação com os nossos alunos. Ao final da manhã, os participantes nesta ação de reflorestação compartilhavam um sentimento de realização e de esperança no futuro. Cada planta ali deixada representa um legado duradouro de cuidado e compromisso com a terra que todos compartilhamos.

As Coordenadoras do projeto / Grutas da Moeda

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress