Coimbra acolhe reflexão sobre o sétimo aniversário do Documento sobre a Fraternidade Humana

739 visualizações

A Subcomissão para o Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal Portuguesa promove, na terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, uma tarde de reflexão dedicada ao Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum. O evento terá lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra, com início às 15h00.

A iniciativa assinala o sétimo aniversário da assinatura deste documento histórico, subscrito em Abu Dhabi, a 4 de fevereiro de 2019, pelo Papa Francisco e pelo grão-imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb. O encontro pretende debater a importância da fraternidade humana no contexto atual da paz mundial.


Programa e conferencistas

O programa da tarde será composto por três conferências e um comentário final:

  • D. Pierbattista Pizzaballa: o cardeal e patriarca latino de Jerusalém participará por videoconferência.
  • Adnane Mokrani: professor de Teologia Islâmica na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
  • Isabel Capeloa Gil: reitora da Universidade Católica Portuguesa.
  • Pedro Vaz Patto: o presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz será o responsável pelo comentário final do encontro.

Inscrições

A participação nesta tarde de reflexão é gratuita, embora a organização solicite que seja efetuada a inscrição prévia através do formulário digital disponibilizado para o efeito [https://forms.gle/6qJhnTC112cYMcxf8]. O evento é organizado pela Subcomissão para o Diálogo Inter-religioso da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia