No dia em que o Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou o 94.º aniversário, a Região de Leiria reuniu mais de uma centena de dirigentes, candidatos a dirigentes e caminheiros em Conselho Regional e também para o lançamento do livro “O teu caminho – proposta de Peregrinação a Fátima”, que serve de guia ao projeto Maria’s Way.
Esta proposta de peregrinação pretende ser, segundo Pedro Ascenso, chefe regional de Leiria, “uma dinâmica que fique ao serviço da comunidade e não sirva só para este momento da celebração do centenário, mas que fique por muitos e bons anos e que possa crescer”.
O livro, apresentado no passado sábado, 27 de maio, em Fátima, é uma publicação do CNE, com o apoio do Santuário de Fátima, cujo reitor, padre Carlos Cabecinhas, esteve presente nesta ocasião. Felicitando a Região pela iniciativa do projeto Maria’s Way, “agora enriquecida com o livro de bolso”, este responsável elogiou, sobretudo, o resultado alcançado. Ressalvando que há deslocações e viagens de muitos géneros e feitios e nem todas são peregrinação, o reitor explica que peregrinar é bem mais do que uma caminhada, “é um meio de vivência da própria fé e também um modo de fazer crescer a fé”, tal como se pode constar nesta publicação.
Além dos seis itinerários físicos, o projeto apresenta quatro marcos espirituais – a oração, os sacrifícios, a conversão e a misericórdia –, várias propostas de celebrações, textos sobre a oração e a Mensagem de Fátima, um roteiro sobre lugares de Fátima e informações úteis sobre os vários pontos físicos de passagem, que ajudam a “motivar religiosamente e conduzir-nos a uma experiencia de fé”. Pretende ser, como referiu o padre José Henriques, assistente regional do CNE, “uma proposta efetiva para muitas pessoas, não só ao nível nacional, mas também internacional, em direção a Fátima”.
Também José Rodrigues, secretário nacional do CNE para o Ambiente, salientou a importância que esta publicação tem para o crescimento do movimento escutista católico e para “motivar todos a fazer caminho”.
Quem desejar aceitar o desafio, poderá procurar o livro nos canais de distribuição escutista.
LMF, com Sara Silva/CNE