CNE publica “O teu caminho – proposta de Peregrinação a Fátima”

No dia em que o Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou o 94.º aniversário, a Região de Leiria reuniu mais de uma centena de dirigentes, candidatos a dirigentes e caminheiros em Conselho Regional e também para o lançamento do livro “O teu caminho – proposta de Peregrinação a Fátima”, que serve de guia ao projeto Maria’s Way.

Esta proposta de peregrinação pretende ser, segundo Pedro Ascenso, chefe regional de Leiria, “uma dinâmica que fique ao serviço da comunidade e não sirva só para este momento da celebração do centenário, mas que fique por muitos e bons anos e que possa crescer”.

O livro, apresentado no passado sábado, 27 de maio, em Fátima, é uma publicação do CNE, com o apoio do Santuário de Fátima, cujo reitor, padre Carlos Cabecinhas, esteve presente nesta ocasião. Felicitando a Região pela iniciativa do projeto Maria’s Way, “agora enriquecida com o livro de bolso”, este responsável elogiou, sobretudo, o resultado alcançado. Ressalvando que há deslocações e viagens de muitos géneros e feitios e nem todas são peregrinação, o reitor explica que peregrinar é bem mais do que uma caminhada, “é um meio de vivência da própria fé e também um modo de fazer crescer a fé”, tal como se pode constar nesta publicação.

Além dos seis itinerários físicos, o projeto apresenta quatro marcos espirituais – a oração, os sacrifícios, a conversão e a misericórdia –, várias propostas de celebrações, textos sobre a oração e a Mensagem de Fátima, um roteiro sobre lugares de Fátima e informações úteis sobre os vários pontos físicos de passagem, que ajudam a “motivar religiosamente e conduzir-nos a uma experiencia de fé”. Pretende ser, como referiu o padre José Henriques, assistente regional do CNE, “uma proposta efetiva para muitas pessoas, não só ao nível nacional, mas também internacional, em direção a Fátima”.

Também José Rodrigues, secretário nacional do CNE para o Ambiente, salientou a importância que esta publicação tem para o crescimento do movimento escutista católico e para “motivar todos a fazer caminho”.

Quem desejar aceitar o desafio, poderá procurar o livro nos canais de distribuição escutista.

LMF, com Sara Silva/CNE

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.