CNE de Leiria inagura edifício na Quinta do Escuteiro e vai ligar-se ao Espaço

A Junta Regional de Leiria do CNE – Corpo Nacional de Escutas vai inaugurar oficialmente a primeira fase do Centro de Acolhimento e Formação Ambiental (CAFA), no próximo dia 18 de outubro, na Quinta do Escuteiro, na Quinta do Sobrado, paróquia da Batalha.

Trata-se de um edifício de apoio às atividades escutistas nesta área natural de 37 mil metros quadrados, propriedade do CNE de Leiria, que tem vindo a ser preparada nos últimos anos para ser espaço de formação e relação privilegiada com a natureza.

A primeira fase do projeto do CAFA, agora concluída, inclui uma cave para arrumos gerais e uma sala polivalente, com cerca de 100 metros quadrados cada, que servirão de apoio importante à missão da Quinta do Escuteiro.

A cerimónia inaugural começará com a Missa, às 09h00, seguindo-se a bênção do edifício e uma visita pelo recinto.

 

Escuteiros “no ar”

Todo o fim de semana será, no entanto, marcado por atividades relacionadas com a interculturalidade, comunicações, inter-relacionamento e afetos, tecnologias de comunicação, ambiente, etc., para as quais se convidam todos os escuteiros da região.

O contexto é a realização do “Jamboree on the air – Jamboree on the internet” (JOTA-JOTI), o maior evento de escuteiros do mundo que junta mais de um milhão de participantes, durante 48 horas, através das ondas do rádio amador. O chefe regional de Leiria, Pedro Ascenso, explica a história da atividade: “Tal era a necessidade de encontro dos escuteiros de todo o mundo que a alternativa encontrada foi fazer um grande “acampamento” mundial (Jamboree) no ar, ou seja, socorrendo-nos das ondas rádio. Esta atividade, que recorre ao radioamadorismo, permitiu durante décadas encontros de escuteiros de todo o mundo, partilhando experiências e a alegria do encontro entre crianças e jovens que vivem o mesmo ideal escutista”.

No ano passado, foram cerca de 1,3 milhões, de 157 países diferentes, com mais de 11 mil estações rádio e 19 mil estações internet. Este ano, a região de Leiria junta-se à “festa”, a partir de uma base regional instalada na Quinta do Escuteiro, com duas estações de rádio amador e equipamentos para comunicação via internet.

E para ser mesmo em grande, uma das propostas será a tentativa de comunicação com os astronautas e cosmonautas da Estação Espacial Internacional, oportunidade que será decerto marcante para as crianças e jovens que passarem pelo espaço.

A abertura será na sexta-feira, dia 16, às 23h00. No sábado, os postos estarão em funcionamento desde as 09h00 e, à noite, decorrerá um mini-sarau, uma atividade Sota e um jogo noturno.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.