Clero teve formação teológico-pastoral sobre a família

Na conclusão das duas semanas de formação permanente do clero de Leiria-Fátima, que decorreram em Linda-a-Pastora, no concelho de Oeiras, de 19 a 23 e de 26 a 30 de janeiro, o bispo D. António Marto lembrou que as pessoas e as famílias são o património mais precioso da humanidade.

Nessa linha, exortou a aceitar o desafio pastoral de cuidar dele, começando pelo anúncio do “evangelho do matrimónio e da família”. Só a partir dele se podem abordar as questões problemáticas ético-pastorais, que exigem aprofundamento e nova atitude pastoral por parte da Igreja. Incentivou os padres a valorizarem propostas como a catequese familiar, os percursos Alpha e Ela e Ele, que haviam sido apresentados nesses dias, e a agirem em comunhão e colaboração.

Durante a semana, o professor José-Román Flecha, da Universidade Pontifícia de Salamanca, abordou o tema “questões ético-pastorais sobre a família hoje”, tendo como ponto de partida o relatório final da assembleia sinodal em Roma, no passado mês de outubro. Referiu a profunda mudança das relações familiares nos tempos atuais entre os cônjuges, entre os membros da família nuclear e alargada, com os vizinhos e ainda na relação ao transcendente. Falou das questões relativas à origem da vida humana e à manipulação da vida nascente. Abordou ainda o tema do matrimónio cristão, o seu significado e os problemas que o envolvem nos nossos dias. A comunicação viva, alegre e ilustrada com muitos exemplos agradou a todos os participantes, que se sentiram estimulados a um renovado espírito e a uma prática pastoral mais próxima para ajudar os casais e as famílias para viverem o dom que receberam de Deus.

Além do tema principal, os padres abordaram outros de caráter pastoral: o escutismo nas comunidades cristãs, a vida consagrada na Igreja local, as obras de remodelação do edifício do seminário para acolher o Centro Pastoral Diocesano, a festa das famílias, o programa do Santuário de Fátima na preparação para o centenário das Aparições. A oração e as celebrações litúrgicas diárias, a leitura orante da palavra de Deus em grupo, o convívio e alguns momentos de lazer e de enriquecimento cultural completaram a variada experiência de uma semana muito enriquecedora. No conjunto das duas semanas, participaram cerca de 70 padres diocesanos e religiosos.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.