O clero da nossa diocese esteve mais uma vez em formação nas duas últimas semanas de janeiro. Divididos em dois grupos, cerca de 35 sacerdotes de cada vez estiveram de segunda a sexta-feira no Seminário de Nossa Senhora de Fátima dos Padres Dehonianos, em Alfragide (Amadora).
Uma vez que a nossa diocese se encontra a viver um biénio dedicado a Nossa Senhora, o tema principal da semana de formação foi “Maria na história da salvação e da vida da Igreja” e o orador convidado foi o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Doutor Borges de Pinho.
Além desta vertente mais teológica, houve tempo para abordar outros assuntos de interesse para a vida do presbitério e da diocese: o diaconado permanente, a escola de pais, as aulas de educação moral e religiosa católica, as propostas de formação do Centro de Formação e Cultura Cristã e da Cáritas, o cuidado com os bens culturais das comunidades cristãs, a celebração do centenário das aparições em Fátima, o enquadramento pastoral e legal das festas religiosas nas nossas paróquias.
Como é já costume, a tarde de quinta-feira é de passeio cultural e de convívio entre todos. Desta vez, o destino foi Oeiras. Começámos pelo Parque dos Poetas e continuámos com a visita ao palácio do Marquês de Pombal. Ao fim da tarde, visitámos o santuário de Nossa Senhora da Rocha em Queijas e terminámos o dia na paróquia de Outurela. Celebrámos a Eucaristia na recém-inaugurada igreja paroquial e, ao jantar, degustámos a saborosa “cachupa” cabo-verdiana.
O bispo diocesano, D. António Marto, acompanhou os dois grupos e colaborou também na formação em vários momentos, nomeadamente nas missas e com algumas recomendações finais.
Foi sem dúvida uma semana rica em aprofundamento teológico, em partilha de experiências pastorais e em são convívio entre o presbitério da nossa diocese. Desta forma estaremos mais preparados para corresponder aos apelos de Deus na vivência do nosso ministério de pastores em favor dos outros.