Clero participou em curso de formação

O clero da nossa diocese esteve mais uma vez em formação nas duas últimas semanas de janeiro. Divididos em dois grupos, cerca de 35 sacerdotes de cada vez estiveram de segunda a sexta-feira no Seminário de Nossa Senhora de Fátima dos Padres Dehonianos, em Alfragide (Amadora).

Uma vez que a nossa diocese se encontra a viver um biénio dedicado a Nossa Senhora, o tema principal da semana de formação foi “Maria na história da salvação e da vida da Igreja” e o orador convidado foi o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Doutor Borges de Pinho.

Além desta vertente mais teológica, houve tempo para abordar outros assuntos de interesse para a vida do presbitério e da diocese: o diaconado permanente, a escola de pais, as aulas de educação moral e religiosa católica, as propostas de formação do Centro de Formação e Cultura Cristã e da Cáritas, o cuidado com os bens culturais das comunidades cristãs, a celebração do centenário das aparições em Fátima, o enquadramento pastoral e legal das festas religiosas nas nossas paróquias.

Como é já costume, a tarde de quinta-feira é de passeio cultural e de convívio entre todos. Desta vez, o destino foi Oeiras. Começámos pelo Parque dos Poetas e continuámos com a visita ao palácio do Marquês de Pombal. Ao fim da tarde, visitámos o santuário de Nossa Senhora da Rocha em Queijas e terminámos o dia na paróquia de Outurela. Celebrámos a Eucaristia na recém-inaugurada igreja paroquial e, ao jantar, degustámos a saborosa “cachupa” cabo-verdiana.

O bispo diocesano, D. António Marto, acompanhou os dois grupos e colaborou também na formação em vários momentos, nomeadamente nas missas e com algumas recomendações finais.

Foi sem dúvida uma semana rica em aprofundamento teológico, em partilha de experiências pastorais e em são convívio entre o presbitério da nossa diocese. Desta forma estaremos mais preparados para corresponder aos apelos de Deus na vivência do nosso ministério de pastores em favor dos outros.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.