Clero de Leiria-Fátima em formação sobre história, teologia e desafios pastorais

O clero diocesano irá participar na formação permanente que anualmente lhe é dirigida, este ano sobre o tema “A Igreja de Leiria-Fátima: história, teologia e desafios pastorais”. Cada padre optará por um dos turnos, de 16 a 20 ou de 23 a 27 de Janeiro, ambos a decorrer no Centro de Espiritualidade do Turcifal (Torres Vedras) e com a presença do Bispo da Diocese, D. António Marto.

Entre momentos de oração, convívio e enriquecimento cultural, o “prato forte” da semana será a formação, com vários temas e oradores convidados. Destacamos as conferências sobre “Atual situação sócio-religiosa e cultural e seus desafios à missão da Igreja”, por Alfredo Teixeira, “O percurso histórico da Diocese de Leiria-Fátima”, por Saul Gomes, “A Igreja particular na comunhão e missão da Igreja Católica”, por D. Manuel Pelino, e “Desafios atuais e caminhos de pastoral para a nossa Diocese”, pelo P. Adelino Guarda.

Haverá ainda comunicações sobre temas diversos, como “O serviço de apoio à maternidade em dificuldade (SAMD): um investimento positivo ao serviço da vida” (Cáritas de Leiria-Fátima), “O atual itinerário da catequese” (P. José Henrique), “A misericórdia na vida e na ação pastoral: nova atitude após o Ano Jubilar” (P. José Nuno Silva). Está também previsto um painel com sacerdotes de diferentes idades sobre “Que padres para esta Diocese, hoje?”, bem como a apresentação de algumas questões mais práticas, como o programa de formação para o diaconado permanente, as normas das celebrações litúrgicas ou o restauro do órgão da Sé.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress