Ciclo de Ética e Espiritualidade: “Cuidar do cuidador (frágil)”

No próximo dia 22 de janeiro, sexta-feira, pelas 21h00, o Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) de Leiria-Fátima promove, no Centro Pastoral Diocesano, uma conferência com o sugestivo título de “Cuidar do cuidador (frágil): elementos para uma espiritualidade do cuidado”.

Tendo como orador convidado o padre José Frazão Correia, teólogo e provincial dos Jesuítas em Portugal, esta conferência conclui o percurso feito no Ciclo de Ética e Espiritualidade, com o tema geral “Cuidar (n)as fronteiras da vida”. Nela se ofereceu “uma leitura cristã da condição da vida humana, dom frágil, cujas fronteiras interpelam a uma resposta ética que nos distancie do absurdo do sofrimento e nos dinamize ao cuidado do outro como único jeito de ser verdadeiramente autêntico”, refere Pedro Valinho, diretor do CCFC. “A essa luz se intui que o cuidado oferecido é potenciador de olhares renovados sobre a vida, mesmo – ou sobretudo – a partir dos seus momentos de maior vulnerabilidade”, escreve em formacao.leiria-fatima.pt.

Um segundo momento do Ciclo centrou-se nos desafios éticos da prática do cuidado, particularmente na área da saúde, e na relevância da dimensão espiritual no acompanhamento dos mais vulneráveis. “Lugar ético de excelência, o cuidado é espaço em que a pessoa se diz, dizendo simultaneamente algo do outro. Não raras vezes, esta praxis é o único testemunho humanizador no limiar do humano”, conclui o diretor.

Esta última conferência, aberta a todos os interessados e de entrada livre, lança ainda a questão sobre o cuidador, “também ele um lugar frágil, ferido, necessitado de cuidados”. Afinal “de que se alimenta o cuidado, se é relação de frágeis?”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress