Formação cristã na Diocese: CFC inicia segundo semestre este mês

Conforme noticiámos, a abertura oficial do segundo semestre do Centro de Formação e Cultura (CFC) da diocese de Leiria-Fátima decorreu no dia 31 de janeiro, com a sessão de apresentação pelo Bispo diocesano da exortação apostólica “Evangelii Gaudium. Entretanto, iniciam-se durante este mês de fevereiro as várias atividades letivas, a decorrer no Seminário Diocesano de Leiria.

 

Escola Razões da Esperança

O segundo semestre da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE) começou no passado dia 4 de fevereiro, com duas ofertas formativas: “Perspetivas do Novo Testamento”, lecionada pelo padre Gonçalo Diniz, e “Espiritualidade Conjugal”, pelo padre José Augusto Rodrigues.

A primeira é uma disciplina do currículo cíclico da escola, que visa “dar uma visão panorâmica do Novo Testamento, destacando alguns elementos fundamentais e muito atuais da sua mensagem”. Sendo a síntese da pregação de Jesus e dos seus Apóstolos, “é nestes textos que se deve inspirar toda a vida da Igreja e a vida e o ministério de cada cristão”, refere a nota de apresentação.

Já a segunda disciplina, enquadrada no tema pastoral diocesano deste biénio, procurará “ajudar a descobrir como é que a vida conjugal e familiar, inspirada e fortalecida pelo Espírito de Deus, pode ser caminho de profunda realização humana e cristã”.

 

Curso Geral de Teologia

Cristologia e Sacramentologia serão as ofertas formativas deste semestre do Curso Geral de Teologia do CFC.

A primeira começará no próximo dia 17 e será lecionada pelo padre Luís Inácio João, às segundas-feiras, das 19h15 às 20h45. “Volvidos dois milénios, a figura de Jesus Cristo continua a suscitar fascínio ao mesmo tempo que levanta questões infindáveis”, indica o texto de apresentação, recordando que “esse homem histórico fez propostas que marcaram definitivamente o pensamento, a ética, a própria linha da história”. Assim, propõe-se “penetrar o mistério de Jesus, que, entrando na nossa história, dá a possibilidade aos que O recebem e n’Ele creem se poderem tornar-se filhos de Deus”.

A segunda terá início no dia 26 e será docente o padre Carlos Cabecinhas, às quartas-feiras, das 21h00 às 22h30. A centralidade dos sacramentos na vida cristã é sublinhada no sumário da disciplina: “Os sacramentos são estruturantes da vida cristã. De facto, somos cristãos porque um dia nos trouxeram à igreja e fomos batizados, depois confirmados; como cristãos, aproximamo-nos da Eucaristia, sacrifício de Cristo e banquete celeste, que alimenta continuamente essa vida, iniciada no Batismo; porque imperfeitos e limitados, sempre sujeitos a desviarmo-nos do caminho de salvação que Deus nos aponta, encontramos na Reconciliação a purificação das nossas faltas e o restabelecimento da nossa relação com Deus, com os outros e connosco próprios”. Este curso incluirá uma dupla perspetiva teológica e litúrgica na abordagem a cada um dos sacramentos.

 

Formação Complementar

Como tem sido habitual, o CFC oferece um curso de Formação Complementar que, neste semestre, versará os “aspetos jurídicos do Matrimónio Católico”. Começará no dia 19, lecionado pelo padre Fernando Varela, às quartas-feiras, das 19h15 às 20h45. O docente refere a necessidade e a razão de ser desta abordagem com o facto de o matrimónio católico ser “gerado pelo pacto entre duas pessoas livres, criando vínculos – direitos e deveres – entre os cônjuges, que, por sua vez, produzem relações de justiça, os quais devem ser protegidos e regulamentados por normas e leis”. Esta realidade encontra-se explícita nos textos conciliares, onde o Matrimónio é visto como “uma realidade vivencial que tem uma natureza ao mesmo tempo humana (tem as suas raízes no direito natural) e divina (foi elevada por Cristo a sacramento) e nasce do acordo da livre decisão dum homem e duma mulher, que se comprometem mutuamente a viver em íntima comunidade conjugal e familiar e a buscar nela a felicidade e o bem-estar próprios e da comunidade em que se inserem”.

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.