Centro Voluntários do Sofrimento prepara jubileu em Roma e colaboração com a paróquia de Fátima

222 visualizações

O Centro Voluntários do Sofrimento (CVS) da diocese de Leiria-Fátima apresentou o seu relatório de atividades, destacando o crescimento na participação dos seus encontros e o reforço da ligação à comunidade local. Para o próximo ano pastoral, o grupo projeta uma peregrinação a Roma, no âmbito do Jubileu, e o início de uma colaboração regular na animação litúrgica na paróquia de Fátima.

O relatório, referente ao ano 2024/2025, sublinha a intenção de marcar presença no Jubileu em Roma, com uma deslocação de grupo agendada de 8 a 13 de outubro de 2025. Para concretizar esta iniciativa, o Centro tem vindo a realizar vários eventos de angariação de fundos para apoiar as despesas dos participantes.

A nível local, o CVS de Leiria-Fátima estabeleceu um novo contacto com o pároco de Fátima, padre Leonel Batista, a quem foi apresentado o apostolado do movimento. A reação positiva resultou num convite para que o grupo anime algumas Eucaristias de sábado à noite na paróquia, desafio que a direção aceitou “com alegria”. O calendário pastoral para 2025/2026 já prevê a animação da Eucaristia na paróquia de Fátima no dia 27 de setembro de 2025, às 19h00.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: cvs-Centro-Voluntarios-do-Sofrimento_1.jpg

Crescimento e espiritualidade

A responsável pelo Centro, Fátima Carreira, faz um balanço “muito bom” do ano transato, notando um aumento na afluência às atividades. Embora o número de inscritos oficiais seja de oito pessoas, os encontros mensais contaram com a participação de entre 50 a 60 pessoas, incluindo novos participantes.

As reuniões mensais focaram-se na introdução à espiritualidade do movimento, abordando temas marianos ligados a Lourdes e Fátima, bem como a espiritualidade do fundador, o Beato Luís Novarese. A “escola associativa”, que marcou o início do ano pastoral em novembro, trabalhou o tema da “tenda interior” e os “sete graus do silêncio”, convidando os membros a serem “tenda de Deus para os outros”.

O grupo manteve a tradição dos encontros de Advento e Quaresma, dedicados à reflexão de textos dos evangelhos de São Lucas, São Mateus e São João. O ano encerrou com a celebração do 78.º aniversário do CVS internacional, assinalado com uma Eucaristia presidida pelo assistente eclesial, padre Pedro Viva, e com o retiro anual organizado pelos Silenciosos Operários da Cruz.

Novas datas celebrativas

O relatório aponta ainda a instituição de uma nova data festiva para o grupo: o dia 1 de novembro. Esta data assinala o aniversário da aprovação diocesana do CVS pelo bispo D. Serafim Ferreira e Silva. Este ano, a efeméride será celebrada com uma Eucaristia no Centro Francisco e Jacinta Marto, havendo a intenção de, no próximo ano, comemorar os 25 anos da aprovação na paróquia de Fátima.

O calendário para o próximo ano pastoral inclui ainda a habitual escola associativa em outubro, o encontro de Advento em dezembro e o Dia Mundial do Doente em fevereiro de 2026, que o grupo espera poder celebrar no Santuário de Fátima, após o cancelamento da participação deste ano devido ao mau tempo.

As reuniões mensais do CVS de Leiria-Fátima manter-se-ão ao segundo domingo de cada mês.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia