Centro Social Paroquial dos Pousos fez 40 anos: a ensinar, a cuidar e a servir a comunidade

As avós de hoje vestem jeans apertados, fazem madeixas e usam unhas de gel! Algumas frequentam a Academia Sénior dos Pousos! Vão pôr-se na fila do Centro de Saúde, com os seus ténis, daqueles que dão bom andar, e aguardam a sua vez entretidas nos seus smartphones!

As comemorações dos 40 anos do Centro Social e Paroquial dos Pousos (CSPP) decorreram ao longo de toda a semana, mas o dia 18 de maio foi o verdadeiro dia!

Pela fresca da manhã, as crianças e suas famílias foram construindo um mural, com os seus artísticos e criativos tijolos. E que belos trabalhos foram apresentados!

O almoço das crianças foi na floresta, em modo “pic-nic”–o que ajudou a que o apetite fosse intenso! Afinaram-se depois as vozes, cantou-se a plenos pulmões, para surpresa de quem passava na rua ao lado.

No Centro sénior afinavam-se, nessa altura, as vozes para, em vários tons, se entoar o “parabéns a você” com ecos em todo o edifício. E também houve um mural, onde cada um dos utentes, famílias e colaboradoras, puderam escrever o que lhes ia na alma e no coração, nesse dia tão especial.

Durante o almoço “viajou-se” até Mirandela (Trás-os-Montes), para se saborear o melhor que se faz para lá do Marão: saborosas alheiras.

Muita música, brindes e novamente vozes afinadas para cantar e provar os vários bolos de aniversário do dia.

Outdoor também comemora o aniversário do CSPP

“As avós de hoje vestem jeans apertados, fazem madeixas e usam unhas de gel! Algumas frequentam a Academia Sénior dos Pousos! Vão pôr-se na fila do Centro de Saúde, com os seus ténis, daqueles que dão bom andar, e aguardam a sua vez entretidas nos seus smartphones!”

(Foto do cartaz: Sandra Ventura)

Mas o Centro Social quis ir ao encontro das avós do antigamente, mas que continuam a ser as avós e bisavós também de hoje! Assim se entendeu a conceção do outdoor que está afixado nas fachadas dos edifícios do Centro Infantil e do Centro Sénior.

Foi escolhida uma foto da Dona Encarnação Marques. Por ser uma avó de hoje, mas com traços do antigamente, carregada de sentimentos e onde a imagem nos faz imaginar que cada ruga visível deva estar associada a uma história.

Quando a Encarnação viu o cartaz afixado, em primeira mão, gostou e declarou: “Estou velha mas estou lindíssima”.

Do outro lado do cartaz estão mãos pintadas e pintadeiras! Trouxeram as Educadoras. Mãos que hoje, como há quarenta anos, quando se inaugurou o Centro Infantil, continuam a moldar jeitos e dotes, como que ligando a vida a uma tela que se tornará bela. Gestos que estimulam orgulho e encanto nos papás e mamãs, sempre que os seus pequerruchos os presenteiam com obras criativas e personalizadas. Mesmo que depois também pintem as paredes e sofás lá de casa(!) mais não fazem que se treinar para serem uns verdadeiros artistas!

Também se publicou o “Look at me”, expressão já caraterística da Instituição aquando dos cuidados aos outros, desde o berço à última etapa da vida. É uma expressão que não deixa esgotar os seus significados, que são para o CSPP como que lemas ou temas da sua responsabilidade social: afeto, conforto, educação, estimulação, bem-estar e solidariedade, são os termos escolhidos para esta comemoração.

O CSPP deseja saudar todos os vizinhos que passarem pelas ruas próximas dos edifícios da Instituição..

Notícias dos Pousos!

Se quiser receber no e-mail e em tempo real as notícias que publicamos aqui sobre a paróquia dos Pousos, subscreve a newsletter

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress