Centro Social Paroquial dos Pousos fez 40 anos: a ensinar, a cuidar e a servir a comunidade

As avós de hoje vestem jeans apertados, fazem madeixas e usam unhas de gel! Algumas frequentam a Academia Sénior dos Pousos! Vão pôr-se na fila do Centro de Saúde, com os seus ténis, daqueles que dão bom andar, e aguardam a sua vez entretidas nos seus smartphones!

As comemorações dos 40 anos do Centro Social e Paroquial dos Pousos (CSPP) decorreram ao longo de toda a semana, mas o dia 18 de maio foi o verdadeiro dia!

Pela fresca da manhã, as crianças e suas famílias foram construindo um mural, com os seus artísticos e criativos tijolos. E que belos trabalhos foram apresentados!

O almoço das crianças foi na floresta, em modo “pic-nic”–o que ajudou a que o apetite fosse intenso! Afinaram-se depois as vozes, cantou-se a plenos pulmões, para surpresa de quem passava na rua ao lado.

No Centro sénior afinavam-se, nessa altura, as vozes para, em vários tons, se entoar o “parabéns a você” com ecos em todo o edifício. E também houve um mural, onde cada um dos utentes, famílias e colaboradoras, puderam escrever o que lhes ia na alma e no coração, nesse dia tão especial.

Durante o almoço “viajou-se” até Mirandela (Trás-os-Montes), para se saborear o melhor que se faz para lá do Marão: saborosas alheiras.

Muita música, brindes e novamente vozes afinadas para cantar e provar os vários bolos de aniversário do dia.

Outdoor também comemora o aniversário do CSPP

“As avós de hoje vestem jeans apertados, fazem madeixas e usam unhas de gel! Algumas frequentam a Academia Sénior dos Pousos! Vão pôr-se na fila do Centro de Saúde, com os seus ténis, daqueles que dão bom andar, e aguardam a sua vez entretidas nos seus smartphones!”

(Foto do cartaz: Sandra Ventura)

Mas o Centro Social quis ir ao encontro das avós do antigamente, mas que continuam a ser as avós e bisavós também de hoje! Assim se entendeu a conceção do outdoor que está afixado nas fachadas dos edifícios do Centro Infantil e do Centro Sénior.

Foi escolhida uma foto da Dona Encarnação Marques. Por ser uma avó de hoje, mas com traços do antigamente, carregada de sentimentos e onde a imagem nos faz imaginar que cada ruga visível deva estar associada a uma história.

Quando a Encarnação viu o cartaz afixado, em primeira mão, gostou e declarou: “Estou velha mas estou lindíssima”.

Do outro lado do cartaz estão mãos pintadas e pintadeiras! Trouxeram as Educadoras. Mãos que hoje, como há quarenta anos, quando se inaugurou o Centro Infantil, continuam a moldar jeitos e dotes, como que ligando a vida a uma tela que se tornará bela. Gestos que estimulam orgulho e encanto nos papás e mamãs, sempre que os seus pequerruchos os presenteiam com obras criativas e personalizadas. Mesmo que depois também pintem as paredes e sofás lá de casa(!) mais não fazem que se treinar para serem uns verdadeiros artistas!

Também se publicou o “Look at me”, expressão já caraterística da Instituição aquando dos cuidados aos outros, desde o berço à última etapa da vida. É uma expressão que não deixa esgotar os seus significados, que são para o CSPP como que lemas ou temas da sua responsabilidade social: afeto, conforto, educação, estimulação, bem-estar e solidariedade, são os termos escolhidos para esta comemoração.

O CSPP deseja saudar todos os vizinhos que passarem pelas ruas próximas dos edifícios da Instituição..

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...