Dois jovens, três idosos e dois cães foram os protagonistas da mais recente conferência do ciclo “Escuta-me”, da Cáritas Jovem da Diocese de Leiria-Fátima, que teve lugar em Leiria, na passada sexta-feira, 4 de novembro.
Vieram apresentar o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Ílhavo (Aveiro), uma instituição que se dedica aos idosos mediante as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário. Os protagonistas contaram a sua experiência, que tem tido tal êxito que já apareceram várias vezes nas televisões, pela originalidade das suas iniciativas.
O que faz a instituição? Procura “fazer felizes os idosos”, realizarem sonhos, receberem e darem afeto, envolvê-los nas decisões que lhes dizem respeito, criar condições para que se sintam na sua própria casa e se aceitem com as fragilidades de que são portadores… e muitas outras coisas. Para isso, usam os afetos e abraços, o apreço e a valorização de cada idoso, o envolvimento das famílias e da comunidade, as novas tecnologias de informação e comunicação, os animais de estimação sob o lema “Multiplicar a felicidade, dividindo-a”.
É convicção de quem trabalha neste centro comunitário que “antes de morrer, toda a gente quer ter momentos de felicidade”. Daí o esforço por realizar sonhos dos idosos, como voar, ir à praia, voltar a entrar num barco, ir ver o futebol, cantar para uma multidão…
Foi uma conferência informal, divertida e humanamente rica de sugestões para a relação, o cuidado e a valorização dos idosos, em casa, no lar e na sociedade.