Centro Comunitário da Gafanha do Carmo aposta em fazer idosos felizes

Dois jovens, três idosos e dois cães foram os protagonistas da mais recente conferência do ciclo “Escuta-me”, da Cáritas Jovem da Diocese de Leiria-Fátima, que teve lugar em Leiria, na passada sexta-feira, 4 de novembro.

Vieram apresentar o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Ílhavo (Aveiro), uma instituição que se dedica aos idosos mediante as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário. Os protagonistas contaram a sua experiência, que tem tido tal êxito que já apareceram várias vezes nas televisões, pela originalidade das suas iniciativas.

O que faz a instituição? Procura “fazer felizes os idosos”, realizarem sonhos, receberem e darem afeto, envolvê-los nas decisões que lhes dizem respeito, criar condições para que se sintam na sua própria casa e se aceitem com as fragilidades de que são portadores… e muitas outras coisas. Para isso, usam os afetos e abraços, o apreço e a valorização de cada idoso, o envolvimento das famílias e da comunidade, as novas tecnologias de informação e comunicação, os animais de estimação sob o lema “Multiplicar a felicidade, dividindo-a”.

É convicção de quem trabalha neste centro comunitário que “antes de morrer, toda a gente quer ter momentos de felicidade”. Daí o esforço por realizar sonhos dos idosos, como voar, ir à praia, voltar a entrar num barco, ir ver o futebol, cantar para uma multidão…

Foi uma conferência informal, divertida e humanamente rica de sugestões para a relação, o cuidado e a valorização dos idosos, em casa, no lar e na sociedade.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.