Centenário do Beato Carlos de Foucauld

Ocorreu no passado dia 1 de dezembro o primeiro centenário da morte de Carlos de Foucauld. Assinalando a data em festa, as fraternidades das Irmãzinhas de Jesus de Fátima, de Lisboa e da Apelação quiseram “louvar o Senhor e disponibilizar-se para acolher a sua vontade”.

A elas se juntaram muitas pessoas amigas “que de alguma forma se deixaram tocar pela espiritualidade deste Irmão Universal” e também pela Igreja de Leiria-Fátima, representada pelo seu Bispo, D. António Marto, e ainda pelos bispos eméritos D. Serafim Ferreira e Silva e D. Augusto César.

O primeiro momento celebrativo foi a Eucaristia, presidida por D. António Marto, que na sua homilia se referiu ao processo da vida e especialmente à atitude interior do irmão Carlos, frisando que também ele tinha recebido essa influência, pelo que terminou com a “oração do abandono”.

Muito ao jeito das fraternidades, seguiu-se uma refeição partilhada, “não só na comida mas também nas conversas, nos encontros e reencontros de quem procura ver a vida com o olhar de Jesus de Nazaré”, referem as irmãs em nota enviada ao PRESENTE. O momento foi animado pelo Grupo de Cavaquinhos da Moita Redonda, vizinhos e amigos da Fraternidade de Fátima, “que assim quiseram manifestar a sua amizade e trazer movimento ao convívio”.

Após a refeição, voltou a entrar-se “no espaço da espiritualidade” de Carlos de Foucauld, através da projeção de um vídeo sobre a sua vida. E a concluir, “junto do Mestre, todos passaram algum tempo de adoração ao Santíssimo, Aquele que leva a ver a morte, não como o fim, mas como uma etapa de uma caminhada que se vai realizando até à comunhão definitiva com o Senhor”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.