Centenário de “O Mensageiro”

http://lefa.pt/?p=1473

A Diocese de Leiria-Fátima promove a comemoração do centenário do jornal “O Mensageiro”, com uma sessão solene, no dia 9 de outubro, quinta-feira, às 21h00, na aula magna do Seminário de Leiria. Em parceria com o jornal Presente, haverá ainda outras surpresas.

Fundado em 7 de outubro de 1914, a sua história é sobejamente conhecida pela grande maioria dos diocesanos e por todos os que, de alguma forma, se interessam pela história de Leiria e da comunicação social do último século. Este jornal, fundado pelo padre José Ferreira de Lacerda com o propósito de lutar pela restauração do extinto Bispado de Leiria e de ser uma “voz católica” no jornalismo do início do século XX, moldou de forma indelével o rumo do desenvolvimento religioso, cultural e até político da região e tornou-se uma fonte incontornável para a leitura e compreensão da história leiriense e de toda a área diocesana e distrital.

Após a sua fusão com “A Voz do Domingo”, um outro jornal histórico da Diocese, em maio de 2013, “O Mensageiro” continua vivo e com a mesma missão de ser uma “voz católica” no jornalismo regional, através do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

 

Sessão comemorativa

Assim, a diocese de Leiria-Fátima irá assinalar esta data com uma sessão solene, no dia 9 de outubro, quinta-feira, às 21h00, na aula magna do Seminário de Leiria. Presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, será uma conferência/debate com intervenções dos historiadores Saul António Gomes e Luís Salgado de Matos.

Contaremos com a atuação musical da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro Cultural e Artística Reis Prazeres, de Vilar dos Prazeres, Ourém, que foi fundada em 14 de abril de 1914, comemorando também este ano o seu centenário.

No final, haverá um beberete de convívio, oferecido pelo Seminário de Leiria.

Convidam-se todos os diocesanos a participar, em especial, aqueles que, de alguma forma, estiveram ligados a este jornal e às pessoas que lhe deram vida e alma durante os 98 anos em que ostentou aquele título, bem como aos que continuam a honrar esse legado através do seu carinho e colaboração para com o semanário que veio continuar esse legado.

Na sessão será, ainda, apresentada uma surpresa, integrada na edição do jornal Presente Leiria-Fátima desse mesmo dia.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress