29 de julho, é o dia da memória litúrgica de Santa Marta, padroeira da paróquia da Calvaria. Com Santa Marta, celebramos também a memória dos seus irmãos, Maria e Lázaro.
Santa Marta é recordada sempre como aquela que acolheu Jesus em sua casa e, no meio de todas as tarefas que fazia escutou as palavras de Jesus: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária…». Mas também como aquela que, na sua fé, diante da morte de Lázaro, afirma que tudo é possível a Jesus, porque Ele é «o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo».
O dia da celebração da Padroeira, foi assinalado com uma procissão, que teve início na urbanização Aldeia de Santa Marta, nos Casais de Além, que preparou a sua rua para bem acolher todos os ali se reuniram pelas 20h, para dali partir em direção à igreja paroquial. Ao longo da caminha, meditando os mistérios gozosos, percorreu-se também a alegria de Marta que acolheu de Jesus ao dom da vida nova, na ressurreição de Lázaro.
A celebração da Eucaristia, na chegada à igreja, foi o culminar desta caminhada, na qual marcaram também presença algumas crianças e adolescentes da catequese que se apresentaram de camisa branca, símbolo de todos os serventes que têm Santa Marta como sua padroeira.
Este dia marcou também, de alguma forma, o início das Festas da Calvaria em honra de Santa Marta, que decorrem de 2 a 5 de agosto