Celebração de reinício da catequese em Mira de Aire

As atividades da catequese em Mira de Aire recomeçaram na celebração eucarística do passado dia 4 de outubro, com a participação de toda a comunidade.

Após a sua apresentação, os catequistas fizeram a profissão de fé e o compromisso de fidelidade a este serviço na paróquia, desafiando os pais a fazerem o mesmo. Em nome de todos, alguns pais comprometeram-se publicamente a colaborar com os catequistas e a testemunharem a fé perante os seus filhos. Depois foi a vez das crianças e adolescentes afirmarem o seu compromisso de viver e transmitir com generosidade o dom da fé recebida, testemunhando-a e vivendo a cada dia a Palavra de Deus.

Ao ofertório, houve uma entrega de símbolos alusivos a cada ano da catequese e, no final, estabeleceu-se um diálogo entre os pais de um menino do 1.º ano e os de um jovem do 10.º ano sobre a importância da catequese, as razões para a sua realização e as inquietações do tempo presente. “Só temos a certeza de que queremos tentar e de que, num mundo de indiferença e individualismo, queremos continuar a ensiná-lo a crescer no amor”, concluíram.

Nesta expressiva celebração, valorizou-se a dimensão do acolhimento, expresso pela apresentação dos que começam este ano, um a um, de mão dada com os do último ano. Assim, sentiram que eram recebidos numa família maior, no mesmo espírito de oração e compromisso. E porque tudo começa como missão da família de cada um, como aponta o tema deste ano pastoral, o pároco, padre Luís Ferreira, entregou aos pais uma carta para ser lida e partilhada em família. 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente