Foi na noite do passado sábado que a Igreja de Alcogulhe recebeu um grupo de 14 crianças do 3.º ano de catequese da paróquia da Azoia, que, juntamente com aquela comunidade, celebraram a sua festa da Luz.
![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/Celebracao-da-Festa-da-Luz-em-Alcogulhe-1024x718.jpg)
Era noite, e rapidamente as luzes foram apagadas. De olhos atentos, aquelas pequenas crianças experimentavam a escuridão e esperavam ansiosamente poder aceder às suas velas.
Pouco a pouco, todos eram desafiados a recordar o seu Batismo e, um a um, acendiam a pequena vela de Batismo no Círio Pascal, essa vela grande que lembra o Jesus Ressuscitado e o seu amor por cada um de nós.
E… de repente, pelas mãos daquelas crianças, toda a igreja ia ficando iluminada, como se já não fosse necessária outra fonte de luz.
Neste mesmo dia, em que se iniciou o Advento — caminho de preparação para o Natal, para receber aquele que, na simplicidade, quis ser um de nós — todos, naquela celebração, fomos mais uma vez convidados a deixar que a Luz de Cristo iluminasse verdadeiramente o nosso coração e, assim, a nos iluminarmos uns aos outros, manifestando a nossa fé.