O dia da padroeira do Colégio Conciliar Maria Imaculada foi assinalado, trazendo à escola, em dia feriado, um auditório repleto de alunos, familiares e restante comunidade educativa.
Presidida pelo pároco padre José Augusto, a celebração iniciou com uma breve encenação aludindo às Jornadas Mundiais da Juventude, com alguns alunos do 9.º ano a recordarem as palavras do Papa, que continuam a ecoar na nossa memória e que devem perdurar nos nossos corações, impelindo-nos à ação, tal como se ouviu, e viu coreografado por um grupo de alunas, na música “Levanta-te e faz o bem!”.
Da homilia, ficou-nos uma lição de antónimos como “Sim/Não”. Num mundo atual tão repleto de Nãos, temos Maria, como modelo de Sim, sim a Deus, sim ao serviço aos outros, sim a Jesus, sim ao Amor.
Nesta lógica de reconhecimento de quem disse sim ao trabalho e à dedicação, e como habitualmente, procedeu-se à entrega de diplomas dos alunos distinguidos por mérito, louvor e mérito desportivo.
A festa terminou com um momento de dança, dedicado às mães, sob o olhar protetor da Mãe do Céu: “Mãe, descobri que o tempo para, e o mundo não separa o meu coração do teu”. Por fim, os alunos foram convidados a ir buscar uma flor branca, que decorava o palco, para oferecer à sua mãe.
Foi uma celebração vivida, embelezada por um coro de dezenas de crianças e com o acompanhamento instrumental de alguns pais.
Mónica Batista