Católicos convidados a “manifestação de indignação”

Um conjunto de organizações da Igreja Católica em Portugal lançou um manifesto e um apelo à ação dos católicos, no próximo domingo, 26 de abril, contra a indiferença perante a tragédia que continua a vitimar centenas de pessoas na travessia do Mediterrâneo.

“São homens e mulheres como nós, irmãos que procuram uma vida melhor, famintos, perseguidos, feridos, explorados, vítimas de guerras. Procuram uma vida melhor, procuravam a felicidade”, disse o Papa Francisco no Regina Coeli de domingo passado. Por isso o marcador (hashtag) escolhido para a iniciativa: #somostodospessoas.

Só este ano, mais de 1500 pessoas morreram no Mar Mediterrâneo, um número 50 vezes superior ao de 2014, com destaque para o naufrágio que vitimou cerca de 800 pessoas no último domingo.

“Consternação e indignação” são as palavras usadas no manifesto, assinado por Agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Nacional Justiça, Paz e Ecologia dos Religiosos, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Obra Católica Portuguesa de Migrações, Rádio Renascença e Serviço Jesuíta aos Refugiados.

O documento refere que estas tragédias “obrigam-nos a não ficar calados, sob pena de sermos cúmplices de um verdadeiro massacre que deveria envergonhar o mundo, particularmente os que têm responsabilidades políticas”. A esse respeito, defende-se que a União Europeia “pode e deve fazer mais por cada uma destas pessoas”, tomando medidas que “ultrapassem a excessiva preocupação securitária e de controlo de fronteiras”, mas que sejam verdadeiras “alternativas de maior humanização”.

Mas a responsabilidade é de todos, pelo que se apela à ação de todos os portugueses, para que, no próximo domingo, coloquem nas suas janelas um pano branco ou usem uma peça de roupa branca, numa “manifestação de indignação”.

Os católicos são ainda convidados a um momento de “oração ou um minuto de silêncio” (há uma proposta para a refeição em família), unindo-se “aos milhares de pessoas que se sentem solidárias com todos os que buscam uma vida melhor para si e para as suas famílias e partem diariamente das suas terras na procura legítima de melhores condições de vida”.

Propõe-se, ainda que em todas as Eucaristias deste domingo seja incluída uma prece na Oração dos Fiéis, rogando a Deus que nos ajude a construir “uma só família humana”.

A iniciativa conta com o apoio dos bispos portugueses, através da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

 

Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress