Catequistas “experimentam” retiro para crismandos

Cerca de 35 catequistas e animadores participaram, no sábado 5 de abril, no Seminário de Leiria, num encontro de formação sobre o retiro “Para além da porta”, destinado aos jovens que se prepararam para o Crisma.

Sob  orientação do Serviço de Animação Vocacional (SAV), a proposta foi “experimentarem” a realização prática do retiro, de modo a “ficarem capazes de proporcionarem aos crismandos esta proposta de abertura à interrogação sobre o dom e o apelo que Deus lhes faz na idade em que se encontram”.

Assim, para além da explicação teórica, os participantes nesta ação foram convidados a entrar pelas três portas simbólicas em que trabalharam sucessivamente os temas “Ser feliz. Como?”, “Ser cristão? É muito exigente!” e “E eu: qual será a minha vocação?”. Por fim, entraram numa quarta porta, a do encontro pessoal com Cristo, Aquele que ama e chama, mediante a escuta orante do Evangelho e a adoração da Cruz. Depois, houve ainda a avaliação, “que foi de agrado e de manifestação de utilidade da vivência e do instrumento que levaram para a sua missão apostólica nas comunidades paroquiais”, refere o padre Jorge Guarda, diretor do SAV.

Refira-se que, desde outubro passado, a equipa do SAV já realizou este retiro com crismandos das paróquias da Marinha Grande, da Maceira, e de Monte Redondo. “No retiro, procura-se ajudar os jovens a compreender o sentido da vocação e a saber identificar os sinais mediante os quais pode aparecer nas suas vidas um chamamento de Deus para assumirem uma missão que Ele lhes confia”, explica o padre Jorge Guarda, adiantando que agora, para além da equipa diocesana, também os catequistas e animadores que participaram nesta formação estão preparados para orientar o retiro nas suas comunidades.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.