Catequistas: É no encontro “cara a cara” que acontece a conversão

Teve lugar na manhã do dia 26 de novembro, no Seminário de Leiria, um encontro de formação espiritual para catequistas, cujo tema foi «“Jesus Escondido” – Dimensão eucarística na mensagem de Fátima e na vida dos Pastorinhos».

Orientou a formação o padre Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima. Foi uma bela oportunidade de reflexão e oração concedida aos catequistas da nossa diocese, para melhor viverem este tempo de Advento que se inicia.

Os cerca de 40 catequistas participantes foram acolhidos na capela previamente preparada com música ambiente, convidando ao recolhimento. Após a oração da manhã, ouviram a primeira reflexão e ficaram em adoração ao Santíssimo. Puderam ainda viver o sacramento da Reconciliação e, após nova comunicação do orador, receberam a bênção do Santíssimo.

Partilhamos o testemunho da catequista Maria José Silva: «Das comunicações destacamos a importância da adoração a “Jesus Escondido” e da “Eucaristia”, como aspetos muito importantes nas Aparições de Fátima. A adoração está envolvida por atos de fé, de esperança e de caridade e leva ao compromisso com os outros. Fomos convidados a abrir os nossos corações a Jesus, tal como o haviam feito os Pastorinhos e a tornarmo-nos simples para acolhermos Deus que nos visita e nos pede a nossa conversão. Esta passa por mudarmos a nossa maneira de viver, valorizando as pequenas coisas do nosso dia a dia e não estarmos à espera de momentos extraordinários, pois estes podem não acontecer. O padre Francisco desafiou-nos ainda a oferecermos a Deus a nossa vida tal como os Pastorinhos o fizeram e ainda a acreditar que Deus está connosco e escuta as nossas orações – não estamos sós! Isto há de encher-nos de alegria. Convidou-nos também a criar momentos de adoração e intimidade, diante do Santíssimo, com as nossas crianças, dando-lhes a oportunidade de fazerem uma verdadeira experiência de Deus, que as ama e quer felizes. É neste encontro “cara a cara” que acontece a conversão. Lembrou ainda o pedido de Nossa Senhora para que fizessem ali uma capela – sinal da unidade dos cristãos, e o convite a fazermos os primeiros sábados. A manhã passou rapidamente e nos catequistas “via-se” a alegria da reconciliação com Deus, com os irmãos e consigo próprios.»

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt