Catequistas dos Pousos recordam o seu encontro diocesano

Os catequistas dos Pousos trouxeram, para todos os seus pares, marcadores de livros, onde constam todas as atividades relacionadas com a catequese, no ano a decorrer.

No dia 9 de outubro, a diocese de Leiria-Fátima organizou mais um encontro diocesano de catequistas. A paróquia dos Pousos também esteve representada, e os catequistas presentes partilharam em grupo mais alargado, com os demais, as principais ideias do encontro sob o tema: “O Ministério do Catequista”, e desenvolvido por D. José Ornelas.

Catequistas dos Pousos recordam o seu encontro diocesano

O Senhor Bispo transmitiu aos presentes a importância de utilizarmos várias linguagens para chegarmos às crianças, como grandes missionários ao serviço da Igreja e dos mais pequeninos. Valorizou aqueles que cuidam, organizam e orientam o serviço da catequese. E referiu-se à necessidade destes e de todos, se irem formando, atualizando e encontrando nas preparações mais adequadas para cada idade, o que a Diocese vai oferecendo. Aqui destaca-se o programa apresentado pelo Pe. José Henrique, para o ano 2022-2023, onde consta uma grande oferta formativa e de atividades para crianças, adolescentes e catequistas.

D. José Ornelas continuou a valorizar os catequistas, como os primeiros a levarem a semente às crianças e a colocarem em prática as Obras de Misericórdia. Referiu que os catequistas não são mais nem menos que o Bispo, o sacerdote ou a religiosa. Têm um papel fundamental na divulgação e na vivência da Palavra.

Alertou para que as catequeses não sejam comparadas com aulas. Sejam, sim, momentos de missão, se ser, de estar, de exemplo, de dar e de usar tudo como partilha de uma experiência, que seja envolvente, afetuosa e, essencialmente, com muita alegria, numa igreja viva e celebrativa. Até referiu que só se for preciso é que devem utilizar as palavras.

A catequese é uma grande oportunidade de viver, conhecer e dar a conhecer o Pai que gosta de cada um de nós, que está ao lado, que manifesta o seu amor, bondade, que perdoa e acompanha.

Ao nível do país, e comparado com muitos países europeus e do mundo, a catequese Portuguesa é um exemplo. Dentro da sua experiência e do que já testemunhou, elogiou a catequese de muitas paróquias da Diocese pelo seu dinamismo e organização e também aquelas que procuram ter catequese familiar.

Terminou reforçando o pedido do Papa Francisco, para uma Igreja Sinodal, também destinada aos catequistas e comunidades, e que fortaleça a Igreja na Missão e no anúncio da Palavra.

Por fim, os catequistas dos Pousos trouxeram, para todos os seus pares, marcadores de livros, onde constam todas as atividades relacionadas com a catequese, no ano a decorrer. Trouxeram o programa da catequese para a infância. E receberam a bandeira grande, colorida e personalizada das Jornadas mundiais da Juventude, pelas mãos do sacerdote que se encontra com esta honrosa responsabilidade, o Pe. André Batista.

Os catequistas dos Pousos irão honrar a sua Missão, oferecendo o melhor de si a todas as crianças e adolescentes que foram “escolhidos” para estarem consigo.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress